Ir paa conteúdo

Vigilância Sanitária recomenda cuidados para prevenir doenças transmitidas por alimentos


Publicado em 01/08/2025

Uma das melhores formas de prevenir doenças é comprando produtos saudáveis e evitando locais de procedência duvidosa.

A Vigilância Sanitária de Alfenas alerta a população para os cuidados que devem ser tomados na hora de adquirir e consumir produtos alimentícios fora de casa e ao cuidado com a alimentação para prevenir doenças transmitidas por alimentos (DTAs), que são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados.

Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária Wagner Soares, uma das melhores formas de prevenir doenças é comprando produtos saudáveis e evitando locais de procedência duvidosa. “Deve-se sempre comprar produtos cuja origem seja conhecida. Jamais adquirir produtos clandestinos ou alimentos vendidos de porta em porta.”

Outro cuidado necessário é a higienização das mãos e lavagem dos alimentos, sendo esses fatores os maiores causadores de contaminação é o contato manual. A Vigilância Sanitária realiza seu trabalho com base na RDC 216, que regulamenta a manipulação de alimentos. O consumidor deve sempre exigir controle de qualidade da água, limpeza adequada do ambiente e a dedetização do local. A fiscalização do comércio é feita pela Vigilância Sanitária.

Ao apresentar os primeiros sintomas ou suspeitas de contaminação, deve-se procurar imediatamente atendimento médico. De acordo com Wagner Soares, isso é importante para que o profissional possa investigar corretamente o caso: “Quando o médico identifica que se trata de uma possível contaminação alimentar, ele aciona os órgãos responsáveis e a equipe de epidemiologia, que realiza a investigação. Verificamos se a pessoa foi atendida no hospital, se realmente houve contaminação por alimento e, então, as autoridades vão até o comércio, recolhem amostras e fazem a análise do alimento.”

A Vigilância Sanitária de Alfenas destaca a importância da atenção da população em comprar produtos vencidos e nas denúncias em irregularidades. As denúncias podem ser realizadas no Procon e ouvidoria do município.