Ir paa conteúdo

Transporte público em Alfenas pode ser acompanhado em tempo real por usuários


Publicado em 22/01/2026

Aplicativo disponibilizado no APP Conecta Alfenas oferece uma série de informações como paradas, horários e o itinerário do ônibus em tempo real

Os usuários do transporte público em Alfenas agora podem acompanhar em tempo real o itinerário dos ônibus bem como saber as rotas e os pontos de parada. Tudo isso na palma da mão com o uso do aplicativo que está disponível na plataforma APP Conecta Alfenas.

Éros Terra, diretor de gestão e relacionamento da Secretaria de Governo da Prefeitura de Alfenas, explica que para que o cidadão tenha acesso, basta entrar em sua loja de aplicativos sendo Apple Store ou Play Store, instalar o aplicativo Conecta Alfenas, cadastrar um login e uma senha. Logo após, ele receberá um e-mail de confirmação e, em seguida, o acesso será liberado.

Na primeira opção dentro dos serviços disponíveis, haverá a aba Transporte Público. Ao clicar nesse ícone, o cidadão terá acesso ao acompanhamento em tempo real dos ônibus, além de uma pesquisa de satisfação.

O aplicativo tem como finalidade informar, em tempo real, onde o ônibus se encontra em relação ao ponto onde a pessoa está aguardando. Também é possível visualizar todos os pontos disponíveis por meio do sistema de geolocalização do aparelho celular, identificando qual é o ponto de ônibus mais próximo da sua localização, ressalta Éros.

Éros Terra afirma que o maior benefício que o aplicativo oferece é permitir que o cidadão tenha, na palma da mão, a possibilidade de acompanhar em tempo real a localização do ônibus que irá utilizar, evitando preocupações com atrasos, contratempos ou dúvidas sobre se o ônibus já passou ou em quanto tempo chegará.

Entre as melhorias em andamento, a empresa em breve disponibilizará acesso à internet via Wi-Fi dentro dos ônibus coletivos. Os usuários poderão utilizar o serviço por meio de login e senha, sem a necessidade de consumir seus dados móveis, utilizando apenas o Wi-Fi oferecido durante o período de uso do transporte, concluiu Éros Terra.