A Prefeitura de Alfenas em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais realiza o segundo Fórum Lixo e Cidadania que visa a inclusão socioprodutiva de catadores de materiais recicláveis, promovendo ações para melhorar suas condições de vida, trabalho e renda.
O projeto Lixo e Cidadania, busca efetivar os direitos fundamentais desses trabalhadores através da implementação de Fóruns Lixo e Cidadania e do fomento à coleta seletiva com inclusão socioprodutiva.
O Prof. João Victor que atua no projeto Escola do Campo, explica que está sendo feita ações para implementação das associações de catadores de materiais recicláveis no nosso município de Alfenas dentro deste projeto do Ministério Público.
“A intenção do fórum Lixo e Cidadania é mobilizar os catadores de materiais recicláveis da cidade de Alfenas a se organizarem em formato de associação, para que o trabalho seja feito com mais dignidade, garantindo mais segurança para eles e para que tenham mais acesso e capacitação para realizar seus trabalhos, que são de grande importância para toda a sociedade”, explica Prof. João Victor.
Fernando Marinho, consultor da Prefeitura de Alfenas, ressalta que o objetivo deste projeto, desenvolvido em parceria com o Ministério Público, é ajudar os catadores a formalizarem uma unidade de produção dentro do modelo de economia solidária, que pode ser uma cooperativa ou uma associação. Essa parceria, junto com os técnicos do Ministério Público, está sendo construída para garantir avanços importantes na área de reciclagem.
Estamos organizando a parte legal e já temos um decreto municipal, o qual repassa o Centro de Triagem de materiais recicláveis para ser operado pelos catadores. O material reciclável produzido, selecionado e processado será vendido, sendo que parte do valor será destinado à remuneração dos catadores e parte destinada à aquisição de equipamentos, realização de atividades de formação e capacitação, e demais despesas explicou Fernando Marinho.
Fernando Marinho destaca que o decreto vai agilizar o processo de incubação dessa cooperativa de catadores. Em breve, teremos mais uma empresa na cidade, tirando os catadores da situação de miserabilidade relativa em que se encontram, permitindo que passem a ser cidadãos inseridos em uma rede formal de trabalho.
O Lixo e Cidadania, em parceria com o Ministério Público, Câmara Municipal e Prefeitura de Alfenas, realiza reuniões periódicas para envolver a sociedade, ampliar os processos de reciclagem e fortalecer as atividades de economia solidária junto aos catadores. O próximo encontro ocorrerá no dia 14 de agosto, na Escola do Legislativo.
Serviço:
Fórum Lixo e Cidadania
Data: 14 / 08
Horário: 15h
Local: Escola do legislativo / Rua João Pinheiro, nº 65 / Centro