O período chuvoso e o intenso calor aliado as alterações climáticas são um fator favorável a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypt, principalmente na zona urbana das cidades brasileiras. Para evitar um aumento dos casos e das ocorrências envolvendo Dengue, a prefeitura de Alfenas já traça ações para o combate e prevenção em toda a cidade.
Em reunião realizada no gabinete do prefeito, o secretário executivo de governo Antônio Carlos Esteves juntamente com os representantes de outras secretarias e setores do município discutiram a situação da Dengue no município e as primeiras ações a serem executadas como forma de diminuir a incidência de casos.
Edmauro Pereira coordenador da Vigilância Ambiental, destacou que as ações de conscientização da população e principalmente das crianças junto a rede municipal de ensino são de suma importância e que devem ser implementadas nos próximos dias com materiais informativos e palestras para os alunos.
Outra ação importante a ser realizada nos próximos dias 28 e 29 de novembro será a o mutirão de limpeza nos bairros que tiveram maior incidência de casos no ano de 2023.
A população também pode colaborar não deixando acumular entulhos, lixo, ou outros materiais que possam servir de criadouro do mosquito transmissor da Dengue, em terrenos baldios, calçadas e vias públicas, bastando solicitar o “cata treco” da Secretaria do Meio Ambiente no telefone (35) 99911-1672, que fará a retirada de itens que não são levados pela coleta de lixo normal.
Dionísio da Silva secretário do meio ambiente, enfatizou que as ações de limpeza de terrenos são importantes para que os focos de proliferação do mosquito sejam extintos bem como a ação do caminhão “cata treco” que atua todos os dias em toda a cidade.
Estiveram na reunião Flávio de Campos secretário do servidor público, Danilo Samuel da Silva da Secretaria de Habitação Popular, Décio Paulino secretário de agricultura, Elisamara Mencarelli da secretaria de Saúde, Iolanda da Silva dos Santos secretária de obras e Luís Henrique de Almeida secretário executivo de obras.