Um total de 700 crianças e jovens moradores de áreas rurais mineiras dos municípios de Alfenas, Araxá, Três Corações, Uberaba, Ibiá, Coromandel e Lavras tiveram, sua rotina de aprendizado transformada com a chegada de novos espaços e equipamentos do projeto Escola Transforma nas escolas onde estão matriculados.
Realizado pelo Instituto Cuidare em parceria com a Nutrien Soluções Agrícolas, o Escola Transforma atua na promoção de infraestrutura educacional com atenção especial a escolas rurais, quilombolas e indígenas.
As escolas municipais contempladas são a Abrão Adolpho Engel, em Alfenas, Francisco Primo de Melo, em Araxá, Orlando Rezende Andrade, em Três Corações, Maria Carolina Mendes, em Uberaba, Pedro Alves de Paiva, em Ibiá, Humberto de Campos, em Coromandel, e a Escola Municipal Professor Paulo De Souza, em Lavras.
Matriculados em séries do Ensino Infantil ao Ensino Médio, os estudantes poderão usufruir dos novos espaços e do valor social e educativo que eles agregam. Entre as melhorias entregues, estão hortas, parquinhos e salas de leitura com acervo de 400 novos livros. Algumas instituições também foram contempladas com mobiliário de cozinha, como fogão e forno industrial, geladeira, bebedouro, microondas e mesas de refeitório.
Direito ao brincar - As necessidades de cada instituição do interior de Minas Gerais foram identificadas junto à comunidade escolar e com apoio da Secretaria de Educação de cada município. O objetivo das intervenções é ampliar as possibilidades de aprendizado, reconhecendo o impacto significativo que um ambiente propício ao ensino tem no desempenho acadêmico e no bem-estar dos alunos.
Com foco no acesso à leitura, no direito ao brincar e na sustentabilidade como tema da vivência escolar, o projeto chama atenção para o fato das escolas rurais serem a única opção possível de educação em inúmeras regiões do país. No cenário em que estão inseridas, faltam espaços de leitura e acesso à internet, o analfabetismo permanece elevado e as séries são frequentadas por estudantes fora da faixa etária convencional.
“Diante do cenário de tantas dificuldades na estrutura de escolas rurais, indígenas e quilombolas, e sabendo que elas representam, o Escola Transforma envolve o poder público, empresas privadas e sociedade organizada para mostrar como ações planejadas junto com as instituições de ensino podem fazer a diferença no desenvolvimento intelectual e social dos estudantes. A escola pública brasileira é compromisso de todos e, apenas através dela, podemos construir uma fundação sólida para futuras gerações”, defende Kátia Rocha, presidente do Instituto Cuidare.
Segundo a diretora da Escola Municipal Abrão Adolpho Engel, de Alfenas, as intervenções do projeto tornaram a instituição mais atrativa, alegre, bonita, moderna e o ensino-aprendizagem muito mais prazeroso e significativo. “A biblioteca ficou lindíssima, toda reformada, com livros e mobiliários novos e histórias encantadoras, o que despertou nos alunos o gosto pela leitura, pois o ambiente ficou muito acolhedor e mágico. Nossa escola não tinha playground e toda a comunidade escolar ficou encantada com os brinquedos. Não há palavras suficientes para expressar nossa gratidão por esse trabalho magnífico”, comenta.
Na visão de Rita Moreno, gerente sênior de sustentabilidade da Nutrien, contribuir para o desenvolvimento das escolas rurais é investir no futuro das comunidades onde a empresa atua. “Ao financiar melhorias como salas de leitura, cozinhas, áreas de alimentação, parquinhos e hortas, buscamos oferecer um ambiente mais seguro e estimulante para as crianças, reafirmando nosso compromisso com a educação e o bem-estar das novas gerações”, assegura.