No último dia 14 de novembro foi realizado em Belo Horizonte no Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais o evento de premiação da Rede Mineira da primeira Infância, onde a cidade de Alfenas foi um dos municípios agraciados.
O Prêmio Ouro é uma iniciativa da Rede Primeira Infância – Minas Gerais (REPI-MG), que reúne movimentos e organizações da sociedade civil, e objetiva mudar o mapa da primeira infância em Minas Gerais no que diz respeito aos PMPIs.
A iniciativa reconhece o esforço de prefeitos, secretários municipais e integrantes dos Comitês da Primeira Infância que trabalharam para a construção coletiva dos Planos nas diferentes regiões do estado.
Com a elaboração, a aprovação e a implementação dos PMPIs, os municípios darão um passo importante na garantia de políticas públicas de educação, saúde, segurança alimentar e nutricional, assistência social, promoção da igualdade étnico-racial, desenvolvimento urbano, moradia e outros direitos e garantias fundamentais para as crianças de 0 a 6 anos.
A primeira infância é o período mais importante na vida do ser humano, sendo uma janela de oportunidades para o desenvolvimento pleno das crianças. O Marco Legal da Primeira Infância estabelece princípios e diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para bebês e crianças pequenas em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.
Gilberto França, chefe de gabinete, esteve representando Alfenas no evento e destacou a conquista da cidade do "Prêmio Ouro" que é o Compromisso com a Primeira Infância da Rede Mineira da Primeira Infância (REPI), como cidade pioneira na elaboração do Plano Decenal 20/30 da Primeira Infância entre os 853 municípios de MG.
Gilberto França agradeceu e parabenizou a todos os envolvidos na elaboração desse planejamento que é de grande importância para o desenvolvimento das crianças de nossa cidade nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social.
“Agradecemos a cooperação técnica dos profissionais da Unifenas, UNIFAL-MG, Comitê intersetorial e todos aqueles que participaram da elaboração desse Marco Legal da Primeira Infância na cidade de Alfenas”, ressaltou Gilberto França.
Gilberto França estava acompanhado do Pró-reitor de Extensão da UNIFAL-MG, Francisco Xar?o que estava representando o Comissão Municipal do PMPI.