Ir paa conteúdo

Alfenas é a 5ª cidade que mais gera emprego no Sul de Minas


Publicado em 30/01/2026

Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) nesta quinta-feira (29)

O município de Alfenas encerrou 2025 como a 5ª cidade que mais gerou empregos no Sul de Minas com saldo positivo de 656 empregos. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) nesta quinta-feira (29).

A Prefeitura de Alfenas, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem investido em políticas públicas que favorecem a geração de emprego, a atração de novos investimentos e a qualificação da mão-de-obra local. Tais esforços são refletidos diretamente nos resultados positivos apresentados pelo Novo CAGED, que mostram um fortalecimento contínuo da economia municipal.

O prefeito Fábio Marques Florêncio destacou a importância do resultado, ressaltando que o desempenho de Alfenas é fruto de uma gestão comprometida com o desenvolvimento econômico e social do município. Segundo ele, as políticas públicas adotadas ao longo dos últimos anos têm criado um ambiente favorável à geração de empregos e ao fortalecimento da economia local: “Estou muito feliz, pois mais uma vez Alfenas está entre as cinco cidades mais bem colocadas do Sul de Minas na geração de empregos. Esse resultado demonstra que Alfenas vem mantendo um crescimento e um desenvolvimento constantes nos últimos anos. Cada registro de trabalho em nossa cidade significa mais renda na mesa das famílias, mais segurança para o futuro e a certeza de que estamos no caminho certo. Tenho a convicção de que gerar emprego é uma responsabilidade do poder público, e vamos continuar firmes com esse compromisso com a nossa população.”

Sobre o desempenho econômico do município, de acordo com Eliacim do Carmo Lourenço, vice-prefeito de Alfenas, “o resultado demonstra a força da economia de Alfenas, impulsionada pelo trabalho dos empreendedores e pelo apoio da gestão municipal, em sintonia com o bom momento da economia nacional.”

 

NO SUL DE MINAS

 

Cidades que lideraram a geração de empregos em 2024 no Sul de Minas registraram uma forte reversão em 2025 e passaram a fechar vagas, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) nesta quinta-feira (29). O movimento revela uma desaceleração do mercado de trabalho formal em parte da região e mudanças significativas no ranking dos municípios com melhor desempenho.

O caso mais emblemático é o de Poços de Caldas. Após encerrar 2024 com saldo positivo de 1.276 vagas, figurando entre os cinco municípios que mais contrataram no período, a cidade passou a liderar o ranking negativo em 2025, com fechamento de 925 postos de trabalho. A virada representa uma queda líquida de 2.201 vagas de um ano para o outro, a maior reversão registrada entre os municípios analisados.

Outras cidades importantes da região também apresentaram mudança brusca de cenário. Itajubá, que teve saldo positivo de 652 vagas em 2024, fechou 119 postos em 2025. Já Santa Rita do Sapucaí passou de 400 contratações líquidas para saldo negativo de 228 vagas no mesmo intervalo. Três Corações também entrou na lista: depois de registrar 277 empregos a mais em 2024, a cidade perdeu 347 vagas em 2025.