A educação de Alfenas mais uma vez ganhou destaque em âmbito nacional. O município representou Minas Gerais na cerimônia de premiação do Prêmio PNAE 2026 e da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, realizada na quarta-feira (23/06), em Brasília, promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Alfenas conquistou o 1º lugar no concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar” – 3ª edição, com a receita “Tabule Mineiro”, elaborada pela merendeira Maria Auxiliadora (Dora). Representaram o município na premiação a nutricionista responsável técnica da Alimentação Escolar, Rafaela Bergmann, e a diretora do EMEI Raios de Sol, Gislene dos Reis Oliveira.
Além da conquista gastronômica, o município também foi destaque na Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, sendo vencedor pela quarta vez consecutiva. O reconhecimento veio por meio do relato exitoso do CEMEI Dona Vanja – Beija-Flor, com o projeto “Gestos, gostos e sabores: viva as merendeiras”. A unidade foi representada pela supervisora Luciene Mara Faria da Cruz e pela professora Aline Mesquita de Oliveira Machado.
A Secretaria Municipal de Educação esteve representada pela secretária Thays Alexandre Salles e pela coordenadora da Alimentação Escolar do município, Débora Cristina Gonçalves, que acompanharam a cerimônia e celebraram mais esse importante reconhecimento para a educação alfenense.
O Prêmio PNAE 2026 é considerado o maior encontro nacional da alimentação escolar brasileira, reunindo gestores, nutricionistas, merendeiras, professores, diretores, conselheiros, agricultores familiares, pesquisadores e estudantes de todo o país. O evento tem como objetivo valorizar e divulgar experiências de sucesso desenvolvidas pelas redes de ensino, fortalecendo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Além do reconhecimento nacional, as escolas vencedoras recebem uma premiação financeira que deverá ser investida em melhorias nas próprias unidades de ensino, contribuindo para o fortalecimento das ações voltadas à alimentação escolar de qualidade.
As conquistas reforçam o compromisso da Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a promoção de uma alimentação saudável, nutritiva e educativa para os estudantes da rede municipal, valorizando o trabalho dos profissionais que fazem a diferença diariamente nas escolas.
Parabéns a todos os envolvidos por mais essa conquista que orgulha Alfenas e coloca o município em destaque no cenário nacional da educação e da alimentação escolar!