Com o apoio da Prefeitura de Alfenas, foi realizada nesta quinta-feira (25/06) a cerimônia de formatura dos alunos dos cursos de Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. A solenidade aconteceu no Anfiteatro do Sindicato Rural de Alfenas e reuniu autoridades municipais, profissionais da saúde, familiares e convidados para celebrar a conquista dos 104 formandos.
Estiveram presentes o prefeito Fábio Marques Florêncio, o vice-prefeito Eliacim do Carmo Lourenço, a secretária municipal de Saúde, Andrea de Souza, além de outras autoridades municipais, que prestigiaram esse importante momento de valorização e qualificação dos profissionais que atuam diretamente na promoção da saúde e na prevenção de doenças em Alfenas.
Os cursos, oferecidos gratuitamente pelo Ministério da Saúde, tiveram duração de nove meses e proporcionaram formação técnica aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Combate às Endemias (ACE), fortalecendo o atendimento prestado à população e contribuindo para uma saúde pública cada vez mais eficiente e humanizada.
O Projeto Mais Saúde com Agente é uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A iniciativa oferece o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde para os ACS e o Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias para os ACE, promovendo a qualificação profissional e o aprimoramento dos serviços prestados à comunidade.
A Prefeitura de Alfenas parabeniza todos os 104 formandos por essa importante conquista e reafirma seu compromisso com o fortalecimento da saúde pública, investindo na capacitação dos profissionais que desempenham um papel fundamental na promoção da qualidade de vida da população.