O município de Alfenas alcançou a pontuação máxima (100) no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC) do Ministério da Educação, consolidando-se como referência nacional em alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. O desempenho destacado reflete o cumprimento integral das diretrizes do Compromisso Nacional Pela Criança Alfabetizada em 2024.
O Selo Ouro reconhecido nesta quinta-feira (05/12), reflete o trabalho de excelência executado pela Secretaria Municipal de Educação, que vem implementando políticas e estratégicas voltadas à alfabetização das crianças no município.
A cerimônia de entrega acontece em Brasília com data a ser definida pelo Ministério da Educação. O evento tem como objetivo homenagear os municípios que se destacaram com boas práticas e esforços dedicados à gestão educacional, reafirmando o compromisso com a alfabetização infantil.
A Prefeitura Municipal de Alfenas celebra a conquista, destacando os avanços alcançados ao longo do ano e reafirmando o compromisso com a garantia do direito à alfabetização. De acordo com Thays Salles, secretária municipal de educação “Este reconhecimento reforça a importância das ações inovadoras e do empenho coletivo para transformar a educação local em um exemplo para todo o país.”
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e foca a recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. O Compromisso estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios.
As metas do Compromisso são direcionar os esforços do MEC para alfabetizar na idade certa e recompor a alfabetização nos anos iniciais por meio de: organização de um regime de colaboração e corresponsabilização entre a União, os estados e os municípios; metas pactuadas de resultado de alfabetização com monitoramento e acompanhamento; estratégias de apoio técnico e financeiro da União para melhorar a infraestrutura física e pedagógica das escolas públicas; oferta de materiais didáticos complementares para estudantes e de materiais pedagógicos para professores; sistemas de avaliação da alfabetização; estratégias formativas e orientações curriculares.