O transporte público em Alfenas, e a melhoria do serviço prestado a população, foram discutidos durante uma reunião entre o prefeito de Alfenas, Fábio Florêncio, vereadores e representantes da empresa na Câmara Municipal na segunda-feira dia 01 de dezembro.
A reunião foi convocada pela Comissão de Obras e Serviços Públicos e teve como objetivo buscar soluções definitivas para os problemas enfrentados pelos usuários do transporte coletivo. Durante as discussões, foi cobrado da empresa o cumprimento das obrigações previstas em contrato, como a disponibilização e atualização do aplicativo com os horários das linhas, o aumento do número de ônibus em circulação e à ampliação das medidas de segurança para os passageiros.
O prefeito de Alfenas, Fábio Florêncio, esteve na reunião e ressaltou que a cobrou do representante da empresa o cumprimento das cláusulas para que seja feita a renovação do contrato de concessão do transporte público.
“A Prefeitura instaurou um processo administrativo onde aponta as falhas da empresa no cumprimento do contrato que seria a substituição dos atuais ônibus, por quinze ônibus novos, disponibilidade de internet wifi nos veículos e um aplicativo para o rastreamento dos ônibus” enfatizou o prefeito Fábio Florêncio.
O prefeito Fábio Florêncio, destacou que para manter a tarifa no valor de R$ 3,90 (três reais e noventa centavos), é feito um repasse de subsídio, que se não fosse feito o valor da tarifa do transporte público em Alfenas seria de R$ 7,40 (sete reais e quarenta centavos), o que inviabilizaria o acesso da população ao transporte.
Na reunião, estiveram presentes o prefeito Fábio Florêncio, dos vereadores Márcio Fernando Costa, Rodolfo Inácio, Jefferson dos Reis Padilha, Thalles Gomes (que participou de forma virtual), Maria Idalina, do presidente da Câmara, Matheus Paccini, do secretário de Defesa Social, Leonardo Vilela, do superintendente de Trânsito Marcelo Lopes e o sócio proprietário da empresa Alfetur, João Rene Teixeira.
O prazo estipulado para à entrega dessas melhorias é 20 de janeiro de 2026 e, caso à empresa não cumpra as determinações, poderá ser firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Procurada, a empresa Alfetur, não se manifestou a respeito do cumprimento do contrato e do prazo para a implantação das mudanças.