Ir paa conteúdo

Alteração no trevo da Copasa na MGC 491 traz mais segurança para motoristas e pedestres


Publicado em 29/10/2025

Prefeitura de Alfenas realizou reuniões e fez solicitações junto a concessionária EPRP, para a realização de mudanças no trecho da rodovia

A Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria de Obras e da Superintendência de Municipal de Trânsito, solicitou junto a concessionária EPR Vias do Café, uma alteração no trevo da Copasa na MGC 491, para garantir a segurança de motoristas e pedestres que circulam diariamente pelo local.

O Superintendente de Trânsito, Marcelo Lopes, explicou que foi realizada uma reunião com a EPR, concessionária responsável pela CMG-491, com o objetivo de estudar alternativas para minimizar os acidentes que vêm ocorrendo nesse trecho, conhecido como Trevo da Copasa.

A principal preocupação era inibir as conversões à esquerda, que vinham representando um risco eminente de acidentes no local. Diante dessa necessidade, a equipe da Superintendência entrou em contato com a EPR e realizou duas reuniões para definir a melhor solução.

Durante as discussões, a EPR apresentou alguns projetos que mantinham a conversão no ponto, porém a proposta foi rejeitada pela Superintendência, por se tratar de um espaço muito curto para garantir uma conversão segura.

Assim, a Superintendência de Trânsito do Município de Alfenas, em parceria com a EPR, levou a proposta à equipe técnica da concessionária para realizar o fechamento total do acesso ao bairro Residencial Teixeira e às empresas próximas, como a Santa Cruz, Copasa e outras.

Inicialmente, o fechamento foi feito com balizadores provisórios, e, caso os resultados sejam positivos, serão instalados balizadores definitivos. Também está prevista uma melhoria na sinalização vertical e horizontal, com faixas de redução de velocidade para aumentar a segurança dos motoristas que se aproximam do local.

Houve ainda uma inversão de pares com o objetivo de melhorar o fluxo do trânsito. Sem essa alteração, o trecho da rotatória poderia apresentar engarrafamentos nos horários de pico.

O Superintendente reforça que é fundamental que os motoristas fiquem atentos à nova sinalização, pois a parada obrigatória agora não está mais na rotatória, e sim na própria rodovia.

Por fim, está prevista a implantação de uma sinalização adicional, com painéis informativos, para orientar os motoristas nos sentidos Areado e Alfenas.