Ir paa conteúdo

1º Workshop de Educação Antirracista e Letramento Racial é promovido em Alfenas


Publicado em 15/09/2025

Realizado pela prefeitura de Alfenas por meio da Coordenadoria de Políticas Pela Igualdade Racial, o evento foi direcionado aos educadores do município

A Prefeitura de Alfenas, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas pela Igualdade Racial, promoveu na sexta-feira dia (12/09), o primeiro Workshop Educação Antirracista e Letramento Racial, no Teatro Municipal, com palestras e atividades durante todo o dia direcionadas a professores da rede municipal de educação.

Os temas abordados foram o PNEERQ (Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola) e também o trabalho que vem sendo desenvolvido nos municípios com a PNEERQ, além do letramento racial.

Camila Lelis, coordenadora de Políticas Públicas pela Igualdade Racial da Prefeitura de Alfenas, ressaltou que o objetivo do workshop, é inserir em nossas escolas municipais a educação antirracista, fundamentada na Lei nº 10.639, que trata da cultura afro-brasileira, da história afro-brasileira e da história da África, colocando em prática a verdadeira narrativa histórica.

É de grande importância trazermos, neste workshop, as gestoras, supervisoras e professoras para participarem do evento e aprenderem mais com as pessoas que já desenvolvem esse tipo de ativismo em outros municípios. Tivemos a presença de representantes de cidades da região como Poço Fundo, Varginha, e Três Pontas, que contribuíram com a prática e o ativismo antirracista na educação. Ressaltamos que é de suma importância que isso seja trabalhado desde a base, e este evento foi direcionado especialmente à educação infantil, afirma a coordenadora.

Daniela Rosa, socióloga destaca que é fundamental falarmos sobre o racismo, principalmente nas escolas, pois ele se manifesta de diferentes formas, pela ausência de conteúdos que contemplem a temática negra, pelo tratamento que as crianças dão umas às outras e pela negligência institucional. Falar sobre isso é muito importante, pois envolve todos nessa pauta. Quando ocorre, todos passam a perceber, entender e agir a partir desse momento.

É de grande importância que o governo municipal promova esse evento, pois é uma forma de reconhecer que a pauta do racismo precisa ser abordada não apenas na educação, mas também na saúde e na assistência social. É necessário compreender que há uma história que determinou a posição das pessoas negras na sociedade, e que essas desigualdades não são resultado de escolhas individuais, mas de situações impostas. Ao questionarmos e entendermos esse contexto histórico, começamos a combater essas desigualdades, finalizou Daniela Rosa.