Caravana do Agro Exportador, evento realizado na quinta-feira (28/08), contou com a participação de representantes de setores ligados a agropecuária, bancos, cooperativas, produtores rurais, secretários municipais e representantes do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), no espaço San Marino, no loteamento do trevo em Alfenas.
A Caravana do Agro Exportador integra o conjunto de ações voltadas à promoção comercial. Seu objetivo é fomentar a cultura exportadora, ampliar o potencial do agronegócio brasileiro e conectar produtores e empresas às oportunidades do mercado internacional.
De acordo com informações do MAPA, durante as edições da Caravana, são promovidos o diálogo direto com as cadeias produtivas e apresenta temas fundamentais para a exportação, como estratégias de promoção comercial no exterior, negociações sanitárias e fitossanitárias, além de orientações práticas sobre o processo exportador.
Fabiana Maldonado, coordenadora geral de promoção comercial do MAPA, enfatizou que a caravana tem como finalizada estimular a cultura exportadora nos produtores rurais bem como em empresários do setor agropecuário nacional, levando informação, capacitação e informações estratégicas para que os produtos possam chegar a consumidores no mercado internacional.
A secretária de desenvolvimento econômico Christiane Trombeta, destacou que Alfenas é umas das cidades de destaque no Sul de Minas na produção de café e também na psicultura, com a produção de tilápia. E como forma de fomentar a economia e estimular a produção para a exportação destes produtos, foi feita a parceria com o MAPA.
O superintendente de inovação e economia agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura de Minas Gerais, Feliciano de Oliveira, destacou que a Caravana do Agro Exportador desenvolvida pelo MAPA conta com a parceria da Secretaria de Agricultura de Minas, prefeituras para estimular e orientar a cultura exportadora dos produtos do agro do estado. Temos em minas uma infinidade de produtos que podem ser exportados, entre eles o destaque é o café que já possui certificado e podemos estender esta promoção aos demais produtos que tem potencial de serem exportados.
Décio Paulino, secretário municipal de agricultura, ressaltou que alfenas tem uma excelente produção de tilápias bem como de café, com fazendas produtoras certificadas. No município, enfatizou o secretário, são produzidos outros produtos que também podem ganhar o mercado internacional como a cachaça por meio deste programa do MAPA.
A presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas, Elvira Alice, destacou a importância deste evento que proporciona a possibilidade para os produtores se adequarem e poderem exportar seus produtos, ganhando assim o mercado mundial, com os produtos que são de excelente qualidade, para atender as exigências de outros países, agregando mais renda ao produtor rural.
Rogério da Silva Araújo, gerente regional da EMATER – MG, enfatizou que este evento é uma oportunidade de esclarecer os meios e as formas para que os produtores, sejam eles pequenos, médios e grandes e até mesmo quem já exporta, as formas, os meios e os órgão que formam a rede de apoio para a exportação dos produtos do agro.
Fotos: Sérgio Andrigo