Ir para conteúdo

Alfenas será destaque na produção de energia elétrica com biogás do aterro sanitário

Alfenas será destaque na produção de energia elétrica com biogás do aterro sanitário

Em 07/06/2025 - Lixo coletado na cidade e recebido de mais 15 cidades se torna fonte de geração de energia elétrica. Usina no aterro sanitário entrará em funcionamento nos próximos meses

No Dia Mundial do Meio Ambiente que é comemorado em 5 de junho, a Prefeitura de Alfenas, por meio das Secretarias de Agricultura, Obras e Desenvolvimento Urbano, Educação, Meio Ambiente, Clima e a empresa de coleta de lixo Alfenas Ambiental, realizaram no gabinete do prefeito, na sede da prefeitura, na quinta-feira (05/06), uma divulgação das ações realizadas no município para a preservação ambiental.

A apresentação contou com a presença de secretários, funcionários, representantes do Corpo de Bombeiros e da empresa Ambiental.

As ações das secretarias se deram desde a conscientização dos alunos da rede municipal sobre a importância da preservação do meio ambiente, plantio de árvores, orientações sobre os risco de queimadas na área urbana e rural e projetos de coleta seletiva de lixo.

Outro importante projeto em execução é em parceria entre a Secretaria de Agricultura e a Copa pelo projeto Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeia) - Pró Mananciais, para a preservação das nascentes do rio São Tomé, principal dornecedor de água para abastecimento da cidade.

E também as intervenções da Secretaria de Obras que garante uma melhor interveção nas áreas urbanas e rurais do municpio, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Antônio Carlos Esteves, secretário executivo de governo, destacou que a maior importância de tudo isso que estamos fazendo é a qualidade de vida que o cidadão alfenense irá ter, porque vamos evitar muitos gastos com a saúde. Teremos um ambiente melhor para se viver, o que trará um grande benefício para a população e economicamente, para o município. Teremos alimentos com mais qualidade, sem agrotóxicos, e tudo isso traz economia para o município e uma qualidade de vida melhor para a população.

Nelson Silva Marques, encarregado de operações da empresa Alfenas Ambiental, ressaltou que Alfenas tem uma preocupação muito grande com a limpeza urbana. Estamos trabalhando para que a população se adeque aos dias e horários da coleta, porque já coletamos 100% do lixo doméstico do município, inclusive das áreas rurais.

“Pedimos para que a população fique atenta aos dias e horários da coleta de lixo, porque ainda temos muitos problemas com o descarte inadequado de lixo fora do cronograma, o que dificulta todo o nosso trabalho que é feito em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente.

E todo esse lixo coletado em Alfenas e recebido de outras cidades, vai se transformar em energia por meio de uma usina que vai gerar energia a partir do biogás, resultante da decomposição do lixo no aterro sanitário como nos relatou Gabriel da Silva, assistente operacional do aterro sanitário.

“Nós recebemos os resíduos de Alfenas e de mais 15 municípios que são depositados no aterro sanitário e com o tempo a decomposição desse lixo vai resultando em biogás que será coletado e abastecerá nossa usina que fará a queima desse gás e converter em energia elétrica” explicou Gabriel.

Gabriel da Silva enfatizou que a usina vai entrar em operação em no máximo 90 dias e vai gerar energia por meio do gás captado com uma capacidade de produzir 1 Megawatt por hora, o que daria, em média, 8.700 Megawatts, o que dá para atender ao consumo de 15 mil pessoas.

 

Alfenas será destaque na produção de energia elétrica com biogás do aterro sanitário Alfenas será destaque na produção de energia elétrica com biogás do aterro sanitário Alfenas será destaque na produção de energia elétrica com biogás do aterro sanitário Alfenas será destaque na produção de energia elétrica com biogás do aterro sanitário Alfenas será destaque na produção de energia elétrica com biogás do aterro sanitário
Continuar conversa