Em 24/06/2024 - Parceria entre Prefeitura e Unifal vai oferecer testes diagnósticos em Genética Humana pelo SUS para

No último dia 18/06, o Prefeito Fábio Marquês Florêncio assinou o termo de convênio em parceria com a Unifal para a realização de testes diagnósticos citogenéticos pelo SUS. Os testes são fundamentais para diagnóstico precoce de condições ou doenças genéticas.

Os testes auxiliam na investigação de inúmeras condições genéticas constitucionais e adquiridas, fazendo parte da rotina de diferentes áreas e especialidades médicas, tais como medicina fetal, neonatologia, pediatria, genética humana, reprodução humana, neurologia, hematologia e oncologia.

“Essa vasta abrangência diagnóstica contribui para o acompanhamento e descobertas de casos de crianças com malformação congênita, deficiência intelectual, autismo, síndrome de Down e outras cromossomopatias, além de auxiliar no diagnóstico de pacientes adultos, sobretudo nos casos de infertilidade e de casais com repetição de abortos. Além disso, a análise cariotípica contribui de maneira crucial no diagnóstico, determinação do tratamento e no prognóstico de leucemias, linfomas e tumores sólidos”, explicou o professor Maurício Castro, docente do Instituto de Ciências da Natureza (ICN) e coordenador do serviço de diagnóstico citogenético.

Os serviços prestados pelo Laboratório de Genética Humana da UNIFAL-MG, junto ao SUS, é uma iniciativa inédita na região. Na necessidade de testes citogenéticos por pacientes de Alfenas e região, os testes são conduzidos por laboratórios presentes nas capitais ou cidades como Campinas e Ribeirão Preto.

Na assinatura do convênio, o prefeito Fábio Marquês Florêncio, relatou a dificuldade, antes da parceria, da população e dos profissionais de saúde para ter acesso aos testes de cariótipos. “É uma satisfação muito grande ter um laboratório de genética na cidade. Eu trabalhei 13 anos no serviço de oncologia da Santa Casa e eu era responsável ‘por correr atrás’ de laboratórios para esses exames. Os médicos precisam desses exames para um melhor diagnóstico e para o direcionamento do tratamento dos pacientes. E quem ganha é a nossa população e a nossa região e mais uma vez, a UNIFAL-MG nos surpreendendo e fazendo o papel social dela. Esse convênio é histórico para nossa cidade!”, revelou o prefeito.

“É uma satisfação muito grande ter um laboratório de genética na cidade. Eu trabalhei 13 anos no serviço de oncologia da Santa Casa e eu era responsável ‘por correr atrás’ de laboratórios para esses exames. Os médicos precisam desses exames para um melhor diagnóstico e para o direcionamento do tratamento dos pacientes. E quem ganha é a nossa população e a nossa região e mais uma vez, a UNIFAL-MG nos surpreendendo e fazendo o papel social dela. Esse convênio é histórico para nossa cidade!”, revelou o prefeito municipal.