Facebook Tiwitter Google + i

Saúde Bucal realiza o 1º PREVINA-SE

por Ascom Última modificação em 29/11/2019 | 15h 41min |

Neste mês de novembro, a Secretaria de Saúde, por meio da Saúde Bucal de Alfenas, realizou mais uma atividade de prevenção ao câncer. Esteve presente na Campanha NOVEMBRO AZUL – Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que se faz um alerta para câncer de próstata, e também deu início ao “1º PREVINA-SE”.

As atividades foram marcadas pela abordagem no Centro Odontológico de pacientes que estavam em tratamento e confecção de prótese totais e parciais, encerrando-se no dia 24 de novembro com estande na feira, fazendo exame clínico da boca, ensinando técnicas para o autoexame, distribuindo folders e encaminhando aqueles com algum tipo de lesão detectada.

Segundo a Saúde Bucal, durante as ações foram abordadas 168 pessoas com 04 encaminhamentos para a UNIFAL, com fornecimento de material didático para as atividades, com a participação do Coordenador, Cirurgiões–dentistas e Auxiliares de Saúde Bucal da rede municipal de Alfenas. A ação é uma parceria entre o município e a UNIFAL – Universidade Federal de Alfenas. Para 2020, a Saúde Bucal pensa num evento com uma mobilização bem maior com envolvimento do CRO – Conselho Regional de Ondontologia, Secretaria Regional de Saúde, Unifal e Unifenas.

O Coordenador da Saúde Bucal, Carlos Alberto da Costa Vieira, lembra também que a Regional de Saúde irá disponibilizar aos profissionais de 26 municípios um curso de capacitação de Câncer Bucal que será ministrado dia 03 de dezembro, pelo professor Dr. Joao Adolfo.

O “1º PREVINA-SE” é um sinal de alerta à prevenção ao Câncer Bucal cuja incidência tem sido cada vez maior, e em 2018, foram diagnosticados 1440 novos casos de câncer bucal somente em Minas Gerais. Para mais esclarecimentos procure o Centro Odontológico de Alfenas, ou a Unidade mais próxima de PSF – Programa Saúde da Família do seu bairro.

O Centro Odontológico de Alfenas fica na Avenida São José, 1.512, Centro, Telefone:  (35) 3698-2041.