Facebook Tiwitter Google + i

Alfenas recebe selo “Resgata” pelo trabalho de ressocialização de presos

por Ascom Última modificação em 19/11/2019 | 10h 51min |

Alfenas vai receber o Selo Nacional de Responsabilidade Social “Resgata” do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que reconhece o engajamento de instituições e empresas para a reintegração à sociedade de pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional. A certificação foi conquistada a partir do trabalho de ressocialização promovido pelo Município, através do projeto “Renascer”, e o “Alfenas preservando o Meio Ambiente de olho no futuro” com ações efetivas e preventivas mobilizadas pelos apenados. O programa faz parte do termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Alfenas com a Secretaria de Estado e Segurança Pública, por meio da Subsecretaria de Administração Prisional, para parceria em ações de profissionalização, capacitação, qualificação e ressocialização de presos.

Segundo o Depen, o reconhecimento é destinado às empresas, órgãos públicos e empreendimentos de economia solidária que contratam presos, egressos do sistema prisional e pessoas que estão cumprindo penas alternativas. E, Alfenas desponta hoje entre as primeiras 80 empresas aprovadas pelo órgão do Ministério da Justiça.

A cerimônia de entrega acontece no Auditório JK da Cidade Administrativa em Belo Horizonte, no dia 21 de novembro, às 10 horas, com a presença do Prefeito Luiz Antonio da Silva (Luizinho).

O certificado reconhece o empenho e o trabalho do Município, diretores, agentes penitenciários, técnicos, analistas e assistentes administrativos do Presídio de Alfenas dedicados ao processo de ressocialização do indivíduo.

SELO RESGATA

Criado pela Portaria 630, de 3 de novembro de 2017, o Selo Resgata é uma estratégia do Depen para dar visibilidade positiva para as entidades que colaboram com a reintegração social dessas pessoas com a oferta de vagas de trabalho. A iniciativa está no rol da Política de Promoção e Acesso ao Trabalho no âmbito do Sistema Prisional.

Este ano, 198 empresas públicas e privadas, de 15 estados foram habilitadas com o “Selo Resgata”, edição 2019/2020.

Conheça os Programos do Município

Projeto Renascer