Facebook Tiwitter Google + i

Prefeitura realiza a Semana Literária e a FliAlfenas 2019

por Ascom Última modificação em 01/11/2019 | 15h 13min |

Em 29 de outubro, data em que se comemorou o “Dia Nacional do Livro”, uma fonte inesgotável de conhecimento, transportando os leitores para os lugares mais espetaculares da imaginação, exercícios fundamentais para o desenvolvimento do ser humano, além de informar e ajudar a diversificar o vocabulário das pessoas, Alfenas começa o mês de novembro com uma grande festa literária em homenagem ao grande mestre, educador e patrono da educação brasileira, Paulo Freire.

A Semana Literária em Alfenas transforma a cidade numa escola que respira leitura a céu aberto, uma proposta educacional da Prefeitura de Alfenas, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O evento acontece nos dias 04, 05 e 06 de novembro, trazendo em seu contexto temas como contação de história, bússola de profissões SENAC, palestras, debates sobre literatura, mercado editorial, entre outros.

O evento é de suma importância para os trabalhos que abrem a FliAlfenas – “Feira Literária de Alfenas”, que ocorre logo após, entre os dias 07 a 10 de novembro. Um encontro literário que traz uma programação extensa de atividades e a temática vai oportunizar às comunidades escolares, o desenvolvimento de suas atividades literárias e se estenderá por toda a cidade, onde os moradores de Alfenas terão a oportunidade de ter contato com várias obras, autores, ilustradores locais, regionais e de todo o Brasil, além das oficinas, palestras, músicas, debates, contação de histórias, lançamento de livros, exposições, café literário, feiras com editoras, livrarias, artesanatos, e um grande espaço vinil para venda de discos, na Praça Getúlio Vargas.

Nesse ano, em que Alfenas completou 150 anos de existência, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura trouxe uma novidade a mais para alunos e amantes em geral da leitura com o lançamento oficial da FliAlfenas, num formato todo especial não só para leitores, escritores e público em geral, com o objetivo de valorizar e estimular práticas educativas de leitura e escrita, explorando diversas expressões literárias e artísticas, com manifestações durante todos os dias. Também durante a feira poderá conferir duas exposições de arte, entre elas; “O Brasil de Portinari”, que conta com réplicas de obras do artista Portinari que será realizada no Paço Municipal da Prefeitura de Alfenas, e “A menina que se sentia esquisita”, da artista Analu Carvalho, que acontece no Hall da Câmara Municipal de Alfenas.

DESTAQUES

Entre os principais destaques da Semana Literária de Alfenas estará Fábio Lisboa, contador de histórias, autor premiado, incentivador de leitura e palestrante, graduado em Comunicação Social-ESPM e Letras-USP, pós-graduado em “A Arte de Contar Histórias”: abordagens poéticas, literária e performática. O escritor traz como tema “O Mistério Amarelo da Noite”. A FliAlfenas conta ainda com a participação de Júnia Cristina Moreira Gomes, atriz e contadora de histórias, integrante do Grupo Mundo de Teatro/CEPETEM e Deborah Ratton, Jéssica Macedo, Nahra Mestre com o tema “Debate sobre Literatura e Mercado Editorial” e Helena Lúcia Pereira, contadora de histórias. A FilAlfenas apresenta também a peça teatral – A Dama da Noite, com Cia Mabruk, o Lançamento do Livro Diário Bolivariano de Emerson Alcalde, e Projeto Cine Todo Encanto, exibição do filme: “Slam Voz de Levante” de Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva.

A programação completa da FliAlfenas 2019 – DE 07 a 10 de Novembro estará disponível na fan page através do link: