Facebook Tiwitter Google + i

Vacinação contra sarampo começa no dia 7 de outubro em Alfenas

por Ascom Última modificação em 02/10/2019 | 14h 22min |

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo começa no dia 30 de novembro, em todo o país, e aimunização será feita em duas etapas, para dois públicos-alvos.

A Campanha de vacinação contra o Sarampo em Alfenas começa na próxima segunda-feira, dia 07 de outubro de 2019. O Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, realizará em 2019, a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, de forma seletiva (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações – PNI).

A estratégia de vacinação será realizada em duas etapas considerando períodos específicos para a mobilização da população para a vacinação, a saber:

Primeira etapa • No período de 07 a 25 de outubro, o público-alvo são as crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas. O dia D, dia de mobilização nacional será em 19 de outubro, das 8 às 17 horas.

Segunda etapa • No período de 18 a 30 de novembro, será realizada a vacinação de adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade não vacinados. O dia D, de mobilização nacional, será dia 30 de novembro das 8 às 17 horas.

Em Alfenas a vacina estará disponível nas salas de vacinas do PSF Pinheirinho, PSF Primavera I, PSF Jardim Nova América e Central de Vacinas.

O que é Sarampo?

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

Doenças exantemáticas

São doenças em que a criança está muito abatida, com manchas arroxeadas ou em que o exantema demora mais de cinco dias para desaparecer, a preocupação deve ser maior e a criança deve ser levada, mais rapidamente, ao Centro de Saúde ou ao pediatra. São bastante comuns, principalmente na infância, e sua principal importância é que algumas delas apresentam alto risco de contágio e de potenciais complicações. Podem-se prevenir algumas doenças exantemáticas através da vacinação e evitando contato com doentes.

O que é Exantema?

É uma erupção geralmente avermelhada que aparece na pele devido à dilatação dos vasos sanguíneos ou inflamação.