Facebook Tiwitter Google + i

Com programação especial, Biblioteca Municipal comemora 70 anos

por Ascom Última modificação em 04/09/2019 | 21h 18min |

“Dando asas a sua imaginação”

A Biblioteca Pública Municipal Dr. João Januário de Magalhães comemora seu aniversário – neste ano, o espaço literário completa 70 anos de história, educando e encantando gerações de alfenenses, e traz como tema “Dando asas a sua imaginação”. Uma referência cultural na cidade, a biblioteca pública abriga um acervo de mais de 20 mil livros de diversos gêneros, além de audiolivros (coletâneas literárias em CDs – destinada especialmente a portadores de deficiência visual cegueira e baixa visão e idosos), leituras em braile, e dicionário de libras. Um espaço totalmente adaptado para receber portadores de necessidade especial, com rampa, passagens e portas, além de banheiros acessíveis.

A biblioteca municipal é um espaço de valorização da leitura, da literatura e da educação, uma referência cultural na cidade que precisa ser preservado e utilizado para disseminar o conhecimento. Por isso, para o mês de setembro, a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura preparou uma programação especial, que será aberta ao público com várias atividades para celebrar esse momento histórico de sua existência.

Histórico 1949/2019 – 70 ANOS de existência:

A Biblioteca Pública Municipal de Alfenas foi criada pela Lei nº 73 de 13 de setembro de 1949, e recebeu a denominação definitiva “Dr. João Januário de Magalhães” através da Lei nº 1.725 de 18 de junho de 1982. A Biblioteca Pública Municipal, como órgão ligado a administração direta, depende do Executivo Municipal para sua estruturação, funcionamento e manutenção necessários ao bom desempenho de suas atividades.

A homenagem ao “Dr. Janjote”, como era carinhosamente chamado, justifica-se por ter sido este homem um dos maiores incentivadores da cultura de Alfenas; médico, professor da antiga EFOA (hoje UNIFAL) e político. Tão logo assumiu a Prefeitura de Alfenas, cuidou de fundar uma biblioteca pública.

Confira a programação completa do Aniversário da Biblioteca - Há 70 ANOS - Dando asas à imaginação

Segunda a sexta-feira - De 09 a 13/09/2019 - 8h / 20h | Exposição “Asas da Memória

Local | Biblioteca Pública Municipal Dr. João Januário de Magalhães

Atividades e apresentação do acervo: Fotos e Artigos sobre a Biblioteca, Livros raros e antigos do acervo da Biblioteca, Documentário com depoimentos sobre a Biblioteca, Apresentação da Biblioteca em LIBRAS

Segunda-feira - Dia 09/09 - 8h / 20h | Estante “Livro-Surpresa

Local | Biblioteca Pública Municipal Dr. João Januário de Magalhães

Empréstimo de livros, sem identificação aparente, de diversos gêneros literários

Terça-feira - Dia 10/09 - 8h / 20h | “Livro-Esquecido”

Local | Diversos locais

Atividades: Livros de diversos gêneros literários “esquecidos” para serem “achados” por quaisquer pessoas

Quarta-feira - Dia 11/09 - 8h / 20h | “Leitura perto de você”

Local | Locais de espera e concentração de pessoas

Textos literários diversos afixados, de modo individualizado, em cadeiras para leitura

Quinta-feira - Dia 12/09 - Durante o dia todo Contação Especial

10h / 17h | “Comemorando com a Biblioteca”

Local | Biblioteca Pública Municipal Dr. João Januário de Magalhães

Apresentação: Destaque para o acervo de livros em braile, fonte ampliada e audiolivro

Sexta-feira - Dia 13/09 - Durante o dia todo - Contação Especial

10h / 17h | Biblioteca Pública Municipal Dr. João Januário de Magalhães

Atividades: A Biblioteca ocupa a calçada em frente, convidando ao passante a se apropriar da leitura.

Contação de Histórias: Em dois horários, às 10:00h e às 17:00h – Após, distribuição de sorvetes da CHIQUINHO SORVETERIA.