Facebook Tiwitter Google + i

Jovens concluem oficina do Projeto Filme de Bairro

por Ascom Última modificação em 04/06/2019 | 9h 59min |

Uma turma de 19 jovens, com idade entre 17 e 28 anos, da cidade de Alfenas concluiu a oficina do Projeto Filme de Bairro. Mais uma ação da Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria de Juventude e Turismo, em parceria com a ACILAGO – Associação do Circuito Turístico do Lago de Furnas, dirigida para os jovens de diversos bairros da cidade.

A oficina aconteceu no período de 20 a 23 de maio, das 8 às 16 horas, na Câmara Municipal de Alfenas, com a participação do programa Cidade Escola. O projeto consiste em uma oficina para jovens, com duração de 30 horas, divididas em quatro dias, e ocorreu nas cidades de Alfenas; Boa Esperança, Elói Mendes, Fama e Paraguaçu, e cada cidade contou com uma equipe diferente de jovens.

A oficina de audiovisual foi ministrada pelo cineasta Ney Francisco de Belo Horizonte (MG), e os jovens alunos aprenderam durante esses dias sobre a história do documentário do cinema, a montagem de roteiros, além de técnicas de entrevistas, de luz, som e filmagem.

Nestes dias, os jovens alunos foram preparados para se transformarem de espectadores de filmes em produtores de cultura. A oficina pode oferecer técnicas e ferramentas para que elas possam utilizar o audiovisual como meio de expressão cultural de diversas cidades da região. Ao final, foi produzido um curta metragem de cerca de 13 minutos, e os jovens escolheram um tema relacionado de como a cidade de Alfenas comporta e recepciona a juventude que aqui residem, por isso, o nome do documentário intitulado foi “Alfenas: A capital das Juventudes”. O documentário mostra a cena cultural e as políticas públicas existentes, e de como os jovens ocupam esses espaços, além de desenvolver o conceito e a identidade da juventude local.

O projeto foi finalizado no dia 30 de maio, na cidade e Clube de Elói Mendes, com uma pequena amostra dos filmes produzidos pela oficina realizada nas cidades.

“A importância de desenvolver projetos sociais que alcancem às aspirações de nossa juventude foi muito gratificante e de um valor imensurável, oferecendo-lhes o conhecimento necessário e a capacidade para captar a cidade como ela entende que é essencial, não só para o registro histórico do momento em que vivemos, como também para fazermos, e de como prepararmos a cidade para o futuro”, ressaltou o secretário de Juventude e Turismo Antonio Veríssimo (PC).

Veja o vídeo completo da Oficina "PROJETO FILME DE BAIRRO"