Facebook Tiwitter Google + i

Parque Municipal ganha Sala Verde

por Ascom Última modificação em 24/05/2019 | 19h 7min |

A Prefeitura de Alfenas inaugurou nesta quarta-feira 22 de maio, data em que se comemora o Dia Internacional da Biodiversidade, o “Projeto Sala Verde”, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Educação Ambiental, do Governo Federal e Unifal (Universidade Federal de Alfenas).

O Parque Municipal Manoel Pedro Rodrigues, antigo Zoológico, abrigará agora a Sala Verde Índia Cacique Poty. Neste espaço serão realizadas várias atividades de educação socioambiental, entre elas, cursos, oficinas, palestras, reuniões, exposições e atividades artísticas para estudantes. Estiveram presentes o Prefeito Luiz Antonio da Silva (Luizinho), Secretária de Educação e Cultura Tani Rose Ribeiro, educadores, servidores públicos e funcionários do Parque Municipal.

Na abertura dos trabalhos teve palestra sobre o tema: “A importância da biodiversidade para o equilíbrio do meio ambiente”, e logo após, várias atividades foram desenvolvidas no Circuito Interativo, como:

Passeio guiado – Demonstrando a Biodiversidade Brasileira;

Pegada ecológica – Explicando os impactos antrópicos no ambiente natural;

Pintura no rosto – Desenho de animais e plantas;

Contadora de Histórias – Sobre a fauna e a flora brasileira;

Reciclagem – Oficina de produção de materiais.

Segundo o professor Mateus Assis, Biólogo e Mestre em Ciências Ambientais, a Sala Verde é um sonho realizado, pois contribuirá com as atividades relacionadas ao meio ambiente, possibilitando aos alunos do município, e das cidades vizinhas, aprenderem mais sobre as questões relacionadas a nossa natureza, com isso, serão os grandes dispersores da conscientização ambiental, garantindo assim um futuro melhor para o nosso meio ambiente.

O espaço vai fomentar ainda diferentes iniciativas em parceria com as esferas públicas e privadas da sociedade civil, promovendo qualidade de vida, inclusão social e alternativas socioeconômicas. Para isso deverá unir comunidade, educadores, técnicas e pesquisadores para colaborar com as ações socioambientais e de resgate sociocultural.

SALA VERDE

Sala é um projeto coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) que teve início em 2000, a partir da demanda de diversos municípios e instituições em possuir um Centro de Referência em informações ambientais que possibilitasse também o acesso às diversas publicações produzidas e disponibilizadas pelo Ministério do Meio Ambiente.

A Sala Verde Índia Cacique Poty está situada dentro da Secretaria Municipal de Educação do município. Sua sede é o Parque Municipal de Educação que fica na Rodovia 491, Km 1. Tem como objetivo de desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática ambiental, tendo como uma das principais ferramentas a divulgação e a difusão de publicações sobre o Meio Ambiente, produzidas e ou fornecidas pelo MMA, através do CID – Centro de Informação e Documentação.

“As Sales Verdes têm como missão: disponibilizar, difundir e democratizar a informação ambiental, buscando a socialização dos materiais distribuídos e colaborando para a construção de um espaço que, além do acesso à informação, ofereça a possibilidade de reflexão e construção do pensamento, uma ação ambiental”, acrescentou o professor Mateus.