Facebook Tiwitter Google + i

Prefeitura lança Serviço de Atenção Domiciliar em Alfenas

por Ascom Última modificação em 01/05/2019 | 11h 17min |

A Prefeitura de Alfenas, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesta terça-feira (30/04), o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) – “Melhor em Casa”, cujo objetivo é atender pessoas acamadas ou com importante dificuldade de locomoção, que necessitam de internação hospitalar, mas com todos os mesmos cuidados que podem ser oferecidos no domicílio do paciente.

O evento de lançamento foi realizado no auditório da Santa Casa de Alfenas e contou com a presença do prefeito Luiz Antonio da Silva (Luizinho), presidente da Câmara Legislativa Fábio Marques Florêncio, Secretária de Saúde Deyv Cabral de Assis, Diretor Administrativo do Hospital Santa Casa Aécio Lourenço de Assis, profissionais e representantes dos serviços de saúde das redes pública e privada, além de servidores públicos do município.

O Coordenador de Atenção Primária de Saúde do município, Túlio Lima da Silva, fez uma apresentação do programa e de seu funcionamento, o fluxo de acesso ao serviço e o perfil do usuário que será atendido, além de explicar sobre o envolvimento de toda a equipe nos trabalhos.

Logo após a cerimônia de lançamento do programa, o prefeito Luizinho acompanhou sua equipe e foi mostrar a todos o novo espaço, onde funcionará a sede do serviço de atendimento domiciliar e disse: - “Um programa que levará a segurança do Hospital pra dentro da casa do paciente. Tratar em casa, com a mesma qualidade que no leito hospitalar. Um grande avanço”, finalizou parabenizando a todos envolvidos em mais uma conquista para a população alfenense. Para ele, a saúde é uma prioridade e uma das maiores bandeiras de seu governo.

Convênio

O programa foi instituído no município através de termo de convênio firmado entre a Secretaria de Saúde e Santa Casa de Caridade do Perpétuo Socorro de Alfenas, que visa a gestão do Serviço de Atenção Domiciliar, uma vez que a equipe tem trânsito contínuo no ambiente hospitalar, e foi estabelecido essa parceria com o hospital para o melhor funcionamento de toda a equipe de saúde para atender a demanda contínua e desempenhar as funções de forma eficaz que o “Melhor em Casa” exige. O convênio estabelece ainda a contratação dos profissionais e o fornecimento dos insumos necessários ao funcionamento do SAD. Mensalmente será apresentada a solicitação de repasse do recurso humano e do que foi gasto de insumos, e o credenciamento do SAD habilita Alfenas a receber o valor de R$ 56 mil mensais para custear o programa, explica o coordenador de saúde Túlio Lima. “É com esse recurso que a Secretaria de Saúde arcará com o convênio. A fiscalização do termo de convênio se dará por uma comissão interinstitucional com representantes de ambas as partes e do Conselho Municipal de Saúde”, esclareceu o Coordenador.

O programa SAD – Serviço de Atenção Domiciliar

O SAD é uma forma de atenção à saúde, oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde.

Com abordagens diferenciadas, esse tipo de serviço está disponível no município de Alfenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço atende a pacientes egressos de internação que demandam cuidados diários de uma equipe multiprofissional ou usuários domiciliados com necessidades crônicas cujo acompanhamento deve ser contínuo.

A equipe do SAD será composta por Médico, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Auxiliares de Enfermagem, Fonoaudiólogo, Nutricionista e Assistente Social. Todos esses profissionais atenderão os usuários no conforto do seu lar.

Benefícios do Melhor em Casa

• Melhorar e ampliar a assistência no SUS a pacientes com agravos de saúde, que possam receber atendimento humanizado, em casa, e perto da família;
  • Estudos apontam que o bem-estar, carinho e atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde são elementos importantes para a recuperação de doenças;
  • Pacientes submetidos a cirurgias e que necessitam de recuperação, quando atendidos em casa apresentam redução dos riscos de contaminação e infecção;
  • Melhor em Casa representa um avanço para a gestão de todo o sistema público de saúde, já que ajudará a desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais.

Atendimento Domiciliar

A sede do serviço fica localizada no anexo do Ambulatório Dr. Plínio do Prado Coutinho, na Praça Dr. Fausto Monteiro, 300, ao lado da Câmara Municipal. Segundo a Secretaria de Saúde do município, a expectativa com a implantação do serviço é tanto atender a necessidade de indivíduos domiciliados quanto retirar dos hospitais pacientes que tenham indicação de tratamento domiciliar e não o fazem por falta de uma equipe de acompanhamento.