Facebook Tiwitter Google + i

Alfenas promove o I Seminário de Educação Inclusiva

por Ascom Última modificação em 30/04/2019 | 15h 4min |

Com o objetivo de proporcionar um espaço de reflexão e aprendizado sobre a educação inclusiva, pensando em uma escola de qualidade, a Prefeitura de Alfenas, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas realizou o “I Seminário Municipal de Educação Inclusiva”. O evento ocorreu neste sábado (27/04), no Campus da Unifal – Universidade Federal de Alfenas, no Santa Clara.

O Seminário foi aberto aos professores da educação, profissionais de apoio e da área da saúde de mais interessados no tema, e ele surge a partir da emergência de apresentar à comunidade um espaço de discussão sobre as temáticas, proporcionando aos participantes momentos de discussão e aprendizagem, de forma a fortalecer a inclusão em outras esferas sociais. Além disso, com o objetivo de planejar, implementar e executar ações e políticas de garantia e defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura para potencializar a ação do professor diante da inclusão, fez-se necessário a realização deste seminário, frente a grande demanda de alunos com deficiência que as instituições vem acolhendo a cada dia, e que seja fomentada uma escola de qualidade e inclusiva, além de ampliar os conhecimentos através das temáticas específicas sobre os processos inclusivos nos dependentes espaços educativos, com debates e trocas de experiências educacionais.

A abertura dos trabalhos foi feita pela secretária de Educação e Cultura Tani Rose, com a presença do prefeito Luiz Antonio da Silva (Luizinho). O prefeito participou dos debates e nas redes sociais manifestou seu contentamento pela realização do encontro: - Primeiro Seminário de Inclusão nas nossas Escolas. Exemplos de carinho e cuidado. Parabéns a todos, sem palavras, pela emoção do trabalho de tantos missionários da vida. “No final, Vinícius, deficiente visual, declamando a poesia Motivo de Cecília Meireles. Emoção”, completou o prefeito.

Durante o seminário foram discutidas as seguintes temáticas:

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH): “Fundamentos do TDAH e práticas interventivas”.

Palestrantes: Fisioterapeuta Ícaro de Souza Tolentino e Pediatra Drª Adriana Tereza Silva Santos.

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: "Deficiência intelectual: Desafios e possibilidades na contemporaneidade”.

Palestrantes: Alice Sodré, Maria Carolina Araújo Sabino e Jessica Larissa dos Santos.

BAIXA VISÃO: “Recursos pedagógicos para deficientes visuais”.

Palestrantes: Flaviana Mendes Pereira, Jane das Graças Nogueira e Andréa Pereira Flor Borges.

SURDEZ: “Ensino de Língua Portuguesa para surdos: teorias e prática”.

Palestrante: Thiago Lemes de Oliveira

SAÚDE MENTAL: “Um olhar sobre a saúde Mental do professor brasileiro. Saúde ou sofrimento?” e TESTE WISC IV: “A Leitura dos teste de Wisc IV dos alunos no Ensino fundamental”.

Palestrante: Luciele Barbosa da silva e Sueli de Carvalho Vilela

DESENVOLVIMENTO INFANTIL E DÉFICIT MOTOR: Desenvolvimento Infantil e Déficit motores e intervenção.

Palestrante: Bernardo Pereira Engel Ayer

AUTISMO: “Prática Interventivas para o autismo”.

Neuropediatra: Dr. Lucas Gabriel Pereira e Psicóloga Patrícia Machado.

AFETIVIDADE: “Afetividade aluno/professor”.

Palestrante: Sandra de Souza Alves

ESTIMULAÇÃO SENSORIAL: “Integração Sensorial – Orientações para Inclusão Escolar”.

Palestrantes: Gisele reis Diniz e Diane Coelho Pereira.