Facebook Tiwitter Google + i

Prefeitura realiza melhorias e manutenção em áreas públicas, ruas e avenidas

por Ascom Última modificação em 25/04/2019 | 15h 11min |

A Prefeitura de Alfenas está realizando obras de manutenção, limpeza e roçagem em praças, ruas e avenidas da cidade. As ações fazem parte do lançamento de um plano de melhorias e manutenções em equipamentos e áreas públicas. Equipe das secretarias de Meio Ambiente e Limpeza Urbana, Desenvolvimento Urbano – Obras, Coordenadoria de Vigilância Ambiental, e da empresa Alfenas Ambiental, estão espalhadas por todos os cantos da cidade para realizar os trabalhos de limpeza pública, além da operação tapa buraco, entre outros.

As equipes trabalham em várias frentes, seguindo programação semanal previamente estabelecida no plano de trabalho desenvolvido pela Secretaria de Governo. A primeira fase dos trabalhos deu início com a limpeza urbana e a roçagem em jardins, praças, ruas, avenidas, e também com a limpeza dos cemitérios. Em seguida, a equipe executa a operação tapa-buraco com as intervenções necessárias em todos os locais mais precários da cidade, ações essas integradas entre as secretarias envolvidas na prestação destes serviços. O motivo principal dessas intervenções é amenizar os problemas causados pelas últimas chuvas, melhorando também o tráfego de veículos leves e pesados. As ações vão além da limpeza urbana, mas também oferecer benefícios diretos que podem garantir o bem estar dos moradores, e minimizar os danos para a população.

O trabalho tem por objetivo, inclusive, a erradicação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e das febres zika e chikungunya com mutirões de limpeza e cata trecos que são realizados todas as semanas pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental do município.

A iniciativa abrange ainda ações de paisagismo, praças, parques, além de canteiros de avenidas, áreas de lazer, meio fio em vias públicas, sinalização e operação tapa buraco. Entre as ruas e avenidas que já receberam os serviços de roçagem e limpeza urbana estão as vias principais da cidade: Avenida Governador Valadares, Av. Jovino Fernandes Sales, José Paulino da Costa, Martins Alfenas, Av. Henrique Munhoz Garcia, Machado de Assis, Av. Rui Martins dos Santos, Benjamim Constant, Lincoln Westin da Silveira, Praça Dr. Fausto Monteiro, Praça Dr. Emílio da Silveira, Praça da APAE, Parquinho da Praça Maurício Lomonte e Rua Américo Totti, entre outros.

A Secretaria de Governo informa que a programação poderá sofrer alteração em função de contratempos e chuvas intensas, mas o plano de trabalho está em operação constante, além disso, a Prefeitura mantem equipes regulares para realizar a limpeza e manutenção de praças, ruas e áreas públicas, mas a população também deve colaborar e não depositar lixo de forma irregular.