Facebook Tiwitter Google + i

Alfenas ganha mais uma Creche do Proinfância

por Ascom Última modificação em 25/01/2019 | 19h 45min |

O bairro Jardim Eunice foi beneficiado com a construção da nova creche

As obras iniciaram em fevereiro de 2016, no governo anterior e estavam paralisadas, mas foi retomada em novembro de 2018 pela atual Gestão 2017/2020. A CCL Construtora Castro Ltda, de Divinópolis (Mg), é a responsável pela execução das obras, sendo construída numa área de 1.510 metros quadrados. A Prefeitura de Alfenas com total empenho e esforços retomou a construção da creche que já é uma realidade, e em breve, os pais e mães poderão trabalhar e deixar seus filhos no local, cuja estrutura física vai atender com segurança, conforto e absoluta qualidade todas as crianças.

Alfenas passa a ter neste ano mais duas novas unidades de Creches do Projeto Padrão Tipo B do Proinfância, a Creche do Jardim Alto da Boa Vista e agora a Creche do Jardim Eunice. São mais de R$ 4,5 milhões de investimentos aplicados na educação municipal, num momento em que vários municípios brasileiros estão sem recursos até para elaborarem suas próprias políticas públicas e a situação financeira piorou muito com a recessão econômica em que vive o país. Isso mostra que Alfenas está no caminho certo, conseguindo realizar investimentos e gerar emprego e renda para o município, com as obras que estão sendo executadas e que as que vão começar adiante, como a Perimetral Oeste, as Ciclovias, todas inseridas no programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana.

A nova creche do Jardim Eunice atenderá também as regiões do Vila Promessa, Vila Primavera e parte do Campos Elíseos. O espaço é totalmente planejado para favorecer o desenvolvimento e aprendizagem das crianças da Educação Infantil, com capacidade para atender até 224 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), e 112 crianças em período integral, com idades entre 2 e 5 anos. De acordo com o projeto as escolas de educação infantil são destinadas a crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, distribuídos da seguinte forma:

• .Creche para crianças de 0 até 4 anos de idade, onde Creche I de 0 até 18 meses;
  • .Creche II – De 18 meses até 3 anos;
  • . Creche III – De 3 anos até 4 anos;
  • . Pré-escola – Para crianças de 4 até 5 anos e 11 meses.

Os recursos para a construção do mobiliário e equipamentos foram garantidos pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e o investimento é de R$ 2.136.935,58, provenientes do FAR – Fundo de Arrendamento Residencial do Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, com recursos próprios do município no valor de R$ 246.431,73. O prazo de entrega está previsto para abril.

Mais uma vez a prefeitura vem desenvolvendo um trabalho modelo, investe em infraestrutura e garante a qualidade da educação infantil no município, sendo prioridade da gestão municipal ações como essa, para melhorar a qualidade do ensino e ampliar o atendimento, assegurando ótimas condições de trabalho aos profissionais da educação, com mais conforto e oportunidades de desenvolvimento na educação das crianças.

A estrutura da creche já chama a atenção dos moradores da região, pois a nova creche vai receber ambientes planejados. As escolas de ensino infantil do tipo B são térreas e possuem 5 blocos distintos, entre eles administrativo, serviços, multiuso e 2 blocos pedagógicos. Os 5 blocos com o pátio coberto são interligados por circulação coberta. Na área externa estão o playground, o castelo d’água (reservatórios de água) e a área de estacionamento.

Veja maquete do Projeto no final da matéria: