Facebook Tiwitter Google + i

Prefeitura inaugura monumento em homenagem a Eduardo Engel

por Ascom Última modificação em 22/12/2018 | 22h 59min |

Pórtico na Rotarória do Pinheirinho simboliza o crescimento sustentável da região, um grande sonho de Eduardo Engel

O prefeito Luiz Antonio da Silva inaugurou na tarde deste sábado (22), o monumento “Aos Olhos do Pai”, uma homenagem a Eduardo Engel. O ato aconteceu na rotatória que leva a partir de hoje a denominação “Rotatória Eduardo Engel”, localizada na Avenida Jovino Fernandes Salles, em frente à Unifal – Universidade Federal de Alfenas, entroncamento que liga o bairro Pinheirinho ao Santa Clara e dá acesso a diversos bairros da cidade. O evento contou com a presença da secretária de Educação e Cultura Tane Rosi, servidores, professores, familiares de Eduardo Engel e comunidade local.

O Pórtico é uma homenagem a um dos pioneiros na cidade, que foi referência na luta pela preservação da represa do Lago de Furnas e sempre esteve ligado às questões hídricas e ambientais do município, responsável e idealizador da revitalização do bairro Pinheirinho. Foi ex-Secretário de Obras da Prefeitura e um parceiro do município na criação da Unifal, construída num terreno onde foi de sua propriedade, e depois adquirido pela Prefeitura de Alfenas.

O prefeito presta uma homenagem póstuma pela sua contribuição para o desenvolvimento da região do bairro Pinheirinho e suas adjacências. Hoje, o bairro recebe grandes empreendimentos rumo ao desenvolvimento regional.

O primeiro a falar foi o filho de Eduardo Engel, Daniel, que relatou um pouco o sonho, a história e a biografia de seu pai, seu ideal e sua vontade de fazer aquilo que mais gostava, viver a vida intensamente, buscando o que mais lhe completava, perto das terras e de propriedades que adquiriu no município e o fez feliz em Alfenas.

A secretária de Educação e Cultura em sua fala lembrou vários momentos vividos e compartilhados durante sua convivência com Eduardo Engel. Pode descrever em poucas palavras, minuciosamente pontos, pensamentos e seus ideais na sua luta constante pelo meio ambiente, buscando além do desenvolvimento sustentável para a cidade e que, em sua experiência, aspirava e comungava com uma Alfenas mais próspera, fraterna e igualitária para todos.

O pórtico na rotatória simboliza o desenvolvimento sustentável para garantir crescimento econômico e bem-estar social da região, que cresce a cada dia, recebendo infraestrutura urbana invejável, onde abriga as comunidades dos bairros Pinheirinho, Recreio Vale do Sol, Santa Clara, entre outras.

Este Monumento é uma homenagem a esta história que pensa no progresso da sociedade valorizando e respeitando suas diferenças, a partir da oportunidade de educação e cultura para todos, disse Deborah Engel, filha de Eduardo Engel. “Muito obrigada por estarem aqui juntos reforçando este discurso de união. Espero que este Monumento os faça pensar na importância da vida em sociedade, da oportunidade para todos, no respeito às diferenças”, ressaltou Deborah.

Segundo as arquitetas Deborah Engel e Luciana Engel, idealizadoras do projeto, o Portal traz na sua concepção do céu, os olhos do azul da água, um Portal para a educação, para a união da cidade, a integração do bairro com a universidade e toda a sociedade.

O prefeito Luizinho agradeceu as arquitetas Débora e Luciana pela concepção e acrescentou:- estamos falando com uma das maiores artistas do Brasil, conhecidas internacionalmente e para nós é uma satisfação e uma alegria poder contar com o talento de vocês, e que vai agora, ficar eternizado nesse Portal maravilhoso que vocês conceberam. Parabéns, parabéns, finalizou o prefeito.