Facebook Tiwitter Google + i

Prefeitura inaugura unidade do PSF Itaparica

por Ascom Última modificação em 06/12/2018 | 16h 18min |

O prefeito Luiz Antonio da Silva inaugurou na manhã desta quinta-feira, dia 06 de dezembro, a nova unidade do PSF (Programa de Saúde da Família) do bairro Itaparica. A nova sede do PSF irá atender a demanda da população do Itaparica e região, localizada na Rua Barão de Alfenas, 1209, no Residencial Itaparica.

A solenidade foi animada com apresentação dos professores e músicos do Conservatório de Música Walda Tiso da Veiga com a execução do Hino Nacional e Hino de Alfenas. O evento contou com a presença da Secretária de Saúde Devy de Assis Cabral, secretários, servidores municipais, coordenadores, equipe de profissionais da saúde e vereadores. Durante as festividades foi oferecido pipoca, algodão doce, pula-pula, cama elástica e brinquedos diversos para as crianças da comunidade.

O PSF irá oferecer os serviços de Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Planejamento Familiar, Apoio do Núcleo de Atenção Saúde da Família (NASF), através de um clínico geral, ginecologista, pediatra, atendimento de enfermagem, fisioterapia, atendimento odontológico e fonoaudiólogo, além dos atendimentos básicos de saúde.

Segundo o Coordenador de Saúde Túlio Lima, por dia, o PSF atenderá uma média de 50 pessoas, com atendimento médico, odontológico e de enfermagem. A nova sede segue os parâmetros de infraestrutura do Ministério da Saúde, tendo acessibilidade e privacidade para os atendimentos, e conta em seu espaço com 5 consultórios, sala para vacinação, farmácia, sala para curativos, consultório odontológico, brinquedoteca, banheiros com acessibilidade e ampla recepção, tudo isso, numa área construída de 603,00 m2 (seiscentos e três metros quadrados).

A unidade irá atender as famílias dos bairros, em torno de 3.100 pessoas, servindo também moradores dos bairros Itaparica, Santa Luzia e Santa Edwirges. O PSF foi instalado onde funcionava o Supermercado Lacerda, em um prédio arejado, com conforto, bem estruturado e funcional, totalmente novo, com todos os equipamentos necessários para um bom atendimento à população. A unidade já é considerada uma conquista para população daquela região do município, um pedido antigo dos moradores que agora se concretiza.

Durante a solenidade, o prefeito Luizinho enalteceu o trabalho da equipe de profissionais da administração municipal que, a cada dia, vem valorizando, de forma humanizada, a saúde dos alfenenses. Em sua fala, o prefeito Luizinho agradeceu a todos, e ressaltou sobre a importância da parceria com o empresário do ramo alimentício, proprietário do Supermercados Lacerda Marques Ltda, senhor João Lacerda e família, e da implantação da nova unidade no bairro e na região. “Lugar amplo, agradável. Qualidade de Saúde para todos”, ressaltou Luizinho.