Notícias

Compartilhe

Facebook Tiwitter Google + i


Saúde realiza Campanha de prevenção ao câncer de pele gratuito

por Ascom Última modificação em 27/11/2018 | 14h 30min |

A Secretaria Municipal da Saúde, dentro da Campanha Dezembro Laranja, estará realizando no próximo dia 1 de dezembro (sábado), das 9 às 16 horas, exames de prevenção ao câncer de pele gratuito.

O atendimento será realizado no Ambulatório Dr. Plínio do Prado Coutinho, não necessitando agendamento prévio. Uma equipe de seis médicos dermatologistas e profissionais da saúde do município estarão à disposição dos usuários. As pessoas que tiverem alguma alteração na pele podem comparecer ao local para avaliação médica.

O evento faz parte da Campanha #Dezembro Laranja. que visa não só informar, mas também possibilitar o diagnóstico precoce em pacientes que, muitas vezes, nunca se submeteram a um exame clínico na pele. O câncer da pele é o câncer mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente.

Este tipo de câncer é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores. Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas.

Em 2018, o tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele é “Se exponha, mas não se queime”. A ação ganha destaque com o movimento Dezembro Laranja, que informa a população sobre as formas de prevenção com a adoção de uma série de medidas fotoprotetoras, e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento.