Facebook Tiwitter Google + i

PSF do Bairro Pinheirinho ganha ampliação e reforma

por Ascom Última modificação em 26/09/2018 | 9h 26min |

Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, amplia PSF do Bairro Pinheirinho e ganha também reformas em sua unidade. Inaugurada nesta tarde de segunda-feira, (24), o ato contou com a presença do Prefeito Luiz Antonio da Silva (Luizinho), do vereador João Carlos Tercetti Augusto, da secretária de Saúde, Devy de Assis Cabral, coordenadores da saúde, servidores públicos, médicos, enfermeiros e comunidade do bairro.

Segundo o Coordenador de Atenção Básica e Saúde Mental, Túlio Lima da Silva, o PSF Pinheirinho passou no período de agosto e setembro por uma ampliação e reforma. Foram feitas pintura interna e externa, todas as portas envernizadas, com placas de identificação dos ambientes, a fiação exposta foi alocada em canaletas, com dispenser de álcool em gel nos consultórios, corredores e recepção. Os lavatórios foram adaptados com torneiras que são acionadas sem o uso das mãos, como orienta as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). As lâmpadas foram trocadas por LED, de maior economia e melhor qualidade na claridade do ambiente, além da reforma do telhado, retirando as goteiras que causavam infiltrações na unidade. Na parte externa, as grades foram pintadas e a placa foi refeita. Também foi construído no local nova sala, onde funcionará a Farmácia do PSF, com acesso para cadeirantes e pessoas com necessidades especiais de locomoção. Ele informa ainda que a antiga Farmácia foi transformada em mais um consultório para atendimento multiprofissional, com maca clínica e pia, para melhorar o atendimento à comunidade do bairro. Todo o mobiliário da unidade foi substituído por novos e os que precisavam de reforma, como as longarinas da recepção, macas e armários, foram reformados. A unidade recebeu dois novos computadores e uma impressora para dar maior agilidade no atendimento e impressão da consultas e exames.

A obra foi realizada através da organização social IMED – Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento, que assumiu em março de 2018, a responsabilidade pela gestão de unidades públicas de saúde em Alfenas, explicou o coordenador Túlio Lima.

Durante a solenidade de inauguração do novo PSF Pinheirinho foi oferecido à população atendimento médico; com 3 profissionais da área médica, avaliação de fisioterapia para hipertensos e diabéticos, exame de pé diabético com doppler, teste rápido para Sífilis, Hepatite B e C e HIV, consulta odontológica, pesagem do Bolsa Família, grupo de gestantes, orientações do Programa de Acompanhamento da Gestante – PAGE e vacinação. No período da tarde foram realizadas várias atividades entre elas, corte de cabelo e maquiagem, com destaque para designer de sobrancelhas, brinquedos para a criança, com muita pipoca e algodão doce.

O PSF do Pinheirinho terá agora um novo horário de atendimento, de terça-feira, das 7 às 11 e das 13 às 19 horas e, na quarta-feira, das 7 às 17 horas, ininterruptas, sem fechar para o almoço.