Facebook Tiwitter Google + i

Prefeito dá posse aos novos membros do Conselho Municipal de Educação

por Ascom Última modificação em 12/09/2018 | 15h 41min |

O prefeito Luiz Antonio da Silva deu posse na tarde desta terça-feira, 11, aos novos membros do Conselho Municipal de Educação de Alfenas (CME), em cumprimento da Lei nº 4.802/2018, de 05 de julho de 2018, que dispõe sobre a reimplantação e reestruturação do CME. A cerimônia de posse da mesa diretora foi realizada no salão da Secretaria de Educação e Cultura com a presença de secretários, servidores públicos, professores, e dos novos conselheiros e suplentes.

De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura essa ação nunca foi efetivada por nenhuma gestão municipal, onde o objetivo é assegurar os grupos o direito de participar das diretrizes de Educação do Município de modo consultivo. A intenção é representar através de diversos segmentos educacionais, passando da Educação Infantil até o Ensino Superior, sobre as formulações e os serviços da educação.

O CME é composto por 32 Conselheiros, sendo a mesa diretora assim definida:

Presidente – Stela Rogati de O. Caetano,

Vice-presidente – Ivan de Souza Freire,

1º Secretário – Luiz Paulo Pinto,

2º Secretário – Helisandro Cesar Salles.

Foram empossados representantes do poder público municipal, das instituições de ensino superior, das escolas particulares, das escolas municipais do ensino fundamental I e II, das escolas municipais do ensino infantil, das escolas estaduais, da área de Educação de Jovens e Adultos, de pais de alunos, da área de Educação Inclusiva, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Câmara Municipal, das Instituições Filantrópicas, comunitárias ou APACs do município, de aluno do ensino médio ou ensino superior.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Tani Rose Ribeiro, isso faz parte de um desejo muito antigo, onde é de grande importância essa ação, pois faz com que se promova a participação de todos e de todas, desde os estudantes, trabalhadores, trabalhadoras da educação até os familiares, mantendo a comunidade educativa viva.

Durante a posse, o prefeito Luiz Antonio (Luizinho) disse que havia uma lei antiga, nós fizemos uma alteração na lei, e incluímos desde a Educação Infantil a Universidade, e implantamos o Conselho. Havia a lei, mas não era implantado, mas, eu quero parabenizar a todos do Conselho. “Precisamos de mais Conselhos para a gente aprofundar o que nós estamos ensinando nas escolas, o conteúdo das Escolas da Educação, os conceitos, tudo isso precisa passar pelos Conselhos representativos como este”, concluiu o prefeito.

As datas das reuniões serão ainda definidas pelos conselheiros, mas serão todas abertas ao público e por isso é de extrema importância a participação de cada vez mais pessoas, quando definidas e poderão ser acessadas através da página do facebook da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através do link:

Os membros empossados para o CME deverão exercer o mandato pelo período de dois anos, podendo ser reconduzidos uma vez.

Confira na íntegra LEI Nº 4.802, de 05 de julho de 2018 AQUI: