Notícias

Compartilhe

Facebook Tiwitter Google + i


Prefeitura lança Programa para Criação de Grêmios Estudantis

por Ascom Última modificação em 30/08/2018 | 9h 12min |

A Prefeitura de Municipal de Alfenas, por meio da Secretaria de Juventude e Turismo, em parceria com a Superintendência Regional de ensino de Varginha e com as direções escolares das 6 (seis) escolas de Ensino Médio de Alfenas, dá início ao Programa de Criação de Grêmios Estudantis no município de Alfenas. A reunião aconteceu nesta quarta-feira, dia 29, nas escolas estaduais de Alfenas e contou com a participação de trinta servidores de várias secretarias e de órgãos dos Governos Municipal, Estadual e professores da Unifal – Universidade Federal de Alfenas, e mais de 2.300 alunos para formalizar a criação de grupos.

De acordo com a Secretaria de Juventude e Turismo, foi criado um grupo denominado Assessoria da Juventude, dividido em seis equipes que irão trabalhar na construção dos Grêmios Estudantis das escolas Estaduais de Alfenas, representados pelos alunos do ensino médio.

O programa é constituído por 4 (quatro) etapas, e em cada uma delas é desenvolvida uma atividade referente ao processo de criação dos grêmios. As etapas do programa serão de maneira simultânea em todas as seis escolas, coordenadas e supervisionadas pela equipe da Assessoria de Juventude.

A primeira etapa ocorreu na manhã desta quarta-feira (29), com palestra sobre o tema “A importância e a necessidade da fundação dos Grêmios nas escolas”. A segunda etapa será realizada no dia 04 de setembro, através de uma Assembleia Estudantil nas escolas estaduais, que será coordenada pela equipe do programa para a criação da Comissão Eleitoral e dar início ao processo de inscrições das chapas. A terceira etapa será feita a eleição Municipal dos Grêmios, e na quarta e última etapa ocorrerá o Fórum Municipal das Juventudes, que visa receber cerca de 500 jovens das escolas estaduais para empossar as diretorias eleitas, revisar o Plano Municipal de Juventude e fundar a UMES – União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Alfenas.

A Secretaria Municipal de Juventude e Turismo acredita muito na juventude da cidade e no sucesso do programa e na sua execução como planejado, e poderá atingir uma mobilização juvenil e um despertar dos jovens no interesse da política, da cultura, e da economia da cidade. Queremos que a juventude ocupem nossas praças, nossas ruas, nossos aparelhos públicos. Queremos que a escola viva a cidade, assim como a cidade sinta a força das escolas. A juventude, que representa ¼ da população alfenense, tem um potencial inesgotável de talentos e de sabedorias que nem a cidade e nem as escolas podem perder a oportunidade de conhecer, afirma Antônio PC Veríssimo, secretário de Juventude e Turismo de Alfenas.

Para a Administração Municipal esse programa se justifica pelo fato de que a Prefeitura de Alfenas sente a necessidade de ouvir a juventude do município para fins de contribuição e elaboração de políticas públicas de juventude. Percebendo a vulnerabilidade da população específica e dando como certa em caráter de urgência a priorização de ações governamentais para as mesmas. “É o governo municipal incentivando uma gestão democrática em todos os aspectos, dentro das escolas e fora delas”, finaliza Antônio PC Veríssimo.

Conheça o Programa

O Programa Municipal de Criação de Grêmios Estudantis visa criar os grêmios das 6 (seis) escolas de Ensino Médio do município e um grupo gestor que funcionará de assessor para a juventude dentro da gestão municipal, e fundar a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Alfenas.

O público alvo do programa é direcionado aos jovens com idade entre 15 e 29 anos, segundo a Lei 12.852, de 05 de agosto de 2013 (Estatuto da Juventude), vindos do ensino médio público. Segundo a Secretaria de Juventude e Turismo, no município essa população tem 2.286 jovens, além de outros interessados de diversos setores.

As escolas atendidas pelo programa são Escola Estadual Dr. Emílio da Silveira, Escola Estadual Samuel Engel, Escola Estadual Judith Viana, Escola Estadual Padre José Grimminck, Escola Estadual Dr. Napoleão Salles e Escola Estadual Prefeito Ismael Brasil Corrêa.