Facebook Tiwitter Google + i

Prefeitura inaugura ESF Ponto de Apoio de Saúde Vila Promessa

por Ascom Última modificação em 29/06/2018 | 11h 13min |

Aconteceu nesta terça-feira, (26/06), a inauguração da unidade de saúde que atenderá a população dos bairros Jardim Primavera 2 e Vila Promessa no Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). Agora inicia-se um novo ciclo em que a nova unidade entregue à população passa a contar com a oferta dos serviços da ESF e amplia desta forma a cobertura do programa para todos os usuários dos bairros e seu entorno. Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Luiz Antonio da Silva, Secretária de Saúde Deyv Cabral de Assis, vereadores e servidores do município.

Os bairros Primavera 2 e Vila Promessa foram contemplados com uma Unidade de Ponto de Apoio ESF – Estratégia de Saúde da Família e atenderá o bairro Vila Promessa e seu entorno.

De acordo com a Secretaria de Saúde o atendimento no Ponto de Apoio terá à disposição dos usuários médico com enfermeiro trezes vezes por semana, de segunda, quarta e sexta-feira no período da manhã. Todos os dias da semana haverá agendamento e autorização de exames e um servidor ficará disponibilizado para esses agendamentos, afirma Túlio Lima, Coordenador dos PSFs.

O Ponto de Apoio terá ainda um agente comunitário que fará visitas na região e usará o local para autorização de exames e marcação de consultas para todos os usuários da região. Haverá também ações do Cidade Escola com oficina de dança e futsal, de início são essas duas opções que já estão fechadas. Em breve, serão disponibilizados mais ações do cidade escola. Todas as ações que acontecem no PSF Primavera acontecerão aqui, grupos de gestantes, fisioterapeutas, coletas de preventivo, realização de curativos e testes rápidos, completou Túlio Lima.

A ESF Primavera 2 - Ponto de Apoio Vila Promessa fica localizada à rua das Orquídeas, s/nº, na Vila Promessa.

Horario de Atendimento: Das 7 às 11 e das 13 às 17 horas.                                                                                                                                                                                                De segunda as sextas-feiras.

Unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF)

A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) é um programa em prol da descentralização da atenção básica de saúde. Por meio dela, os serviços básicos de saúde são oferecidos aos cidadãos no próprio bairro e junto à comunidade, desafogando os hospitais.

Cada ESF é composta por uma equipe de profissionais tais como médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, odontólogo, auxiliar odontológico e agentes comunitários de saúde, que atendem à população na sua necessidade básica de consulta médica, aferição de pressão, curativos, nebulização, exames preventivos e vacinação, entre outros procedimentos.