Facebook Tiwitter Google + i

Prefeitura de Alfenas lança campanha de Coleta Seletiva do lixo

por Ascom Última modificação em 23/06/2018 | 10h 38min |

A Prefeitura Municipal de Alfenas visando a melhoria das ações dos programas ambientais desenvolvidos pelo município vem buscando soluções que objetivam conscientizar melhor a população para a limpeza pública da cidade. Assim, a Administração Municipal 2017/2020 também desenvolveu um jingle para informar a população sobre o caminhão da coleta seletiva. Essa medida visa chamar a atenção para a chegada do caminhão nos bairros de Alfenas.

O jingle servirá para avisar as pessoas quando o caminhão da coleta seletiva estará passando nas ruas de Alfenas para o recolhimento dos materiais recicláveis.

O programa de coleta seletiva que traz como tema: “Você pediu e a prefeitura ATENDEU” envolveu alunos do CEMEI Santa Clara que participam da Horta Comunitária para promoção de Educação Ambiental e Segurança Alimentar e Nutricional, projeto de extensão idealizado pela UNIFAL que incorpora práticas de agroecologia, educação ambiental, educação alimentar e nutricional com moradores dos bairros Santa Clara e Pinheirinho.

O programa de Coleta Seletiva criado pela Prefeitura de Alfenas, em parceria com a empresa Alfenas Ambiental, responsável pela coleta do lixo tem como principal objetivo a coleta de materiais recicláveis, preservação do meio ambiente, geração de renda, além do que estes materiais deixam de ir para o aterro sanitário, aumentando a vida útil do mesmo.

Começa no próximo dia 02 de julho e a empresa Alfenas Ambiental já colocou nas ruas material de divulgação como outdoors, peças publicitárias e informativas, além do jingle que passa a estar disponível nas redes sociais da prefeitura no início da campanha, orientando de maneira bem fácil para que a os moradores possam separar o lixo orgânico do lixo seco. Também se possível, é importante lavar as embalagens para eliminar todos os resíduos orgânicos. Vidros, lixo eletrônico (CD, DVDS,), entre outros, devem estar em sacos separados e sinalizados, assim como objetos cortantes e pontiagudos.

O QUE É COLETA SELETIVA

É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros e metais, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados.

A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

A coleta seletiva abrange 100% da cidade. Caso queira tirar dúvidas sobre as rotas e atendimento em sua rua ligue: 0800 031 927 ou 3291-9207