Facebook Tiwitter Google + i

Banco de Alimentos Mesa Farta será inaugurado em Alfenas

por Ascom Última modificação em 10/05/2018 | 14h 7min |

Será inaugurado na próxima quarta-feira (16/05), a partir das 8 horas, o Banco de Alimentos administrado pela ABMAFA (Associação Banco de Alimentos Mesa Farta de Alfenas). O equipamento público é uma parceria entre a Associação e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, e sua sede está localizada no bairro Jardim Boa Esperança e funcionará como um posto de recebimento, coleta, seleção e distribuição de alimentos para entidades sociais e população em situação de insegurança alimentar no município. A ABMAFA conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Alfenas, Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com recursos dos convênios do Banco de Alimentos e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os alimentos serão destinados às entidades e famílias em situação de vulnerabilidade social e, com planejamento ampliar as doações.

A ABAMFA é uma Associação de Banco de Alimentos Mesa Farta de Alfenas que foi criada com o objetivo de acabar com o desperdício e, por conseguinte, com a fome. Para isso, será feita a chamada colheita urbana na cidade de Alfenas, onde alimentos em perfeito estado que seriam descartados como excedentes em diversos estabelecimentos comerciais como restaurantes, padarias, sacolões, entre outros, são coletados e redistribuídos para instituições beneficentes. Também a ABAMFA oferecerá palestras e oficinas que buscam conscientizar cidadãos e empresas sobre o consumo sustentável.

Segundo o presidente da ABAMFA Cláudio Roberto Américo, os alimentos serão oferecidos à população carente com contrapartida dos beneficiários do programa Banco de Alimentos, em três etapas de ações como moeda de troca, entre eles, o trabalho com reciclagem, a conscientização da população através de serviços de limpeza urbana, limpeza de calçadas e terrenos baldios, e por último a preocupação constante com a saúde, organizando caminhadas e acompanhamentos médicos em geral da população e das comunidades carentes.

Aproximadamente mais de 800 pessoas referenciadas à rede socioassistencial serão beneficiadas pelo Banco de Alimentos e devem estar cadastradas no banco de dados da entidade.

Mais informações telefone (35) 98898-6883 com Cláudio.

E-mail: bancodealimentosalfenas@yahoo.com.br

Endereço: Av. Jovino Fernandes Salles, 428, Jardim Boa Esperança – Alfenas (MG).

Horário de Atendimento: De segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.