Facebook Tiwitter Google + i

Prefeitura realiza mais uma etapa do processo de tombamento cultural da Feira Livre

por Ascom Última modificação em 01/05/2018 | 19h 11min |

A Prefeitura Municipal de Alfenas realizou neste domingo (29), mais uma etapa do processo para tombamento cultural da Feira Livre de Alfenas. A posição favorável ao tombamento foi apresentada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas com a presença do prefeito Luiz Antonio da Silva, secretários, servidores, comerciantes e público em geral.

A abertura do Registro da Feira Livre como Patrimônio Cultural Imaterial de Alfenas é uma ação organizada pelo CONDEPA - Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Alfenas e Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Essa ação tem o objetivo de proteção administrativa para com uma das maiores práticas culturais que historicamente ocorre no município de Alfenas, uma forma de reconhecimento e de disseminação de um território que possui toda a diversidade social, sendo através dos alimentos, dos artesanatos, ou das manifestações artísticas.

Com o tombamento como bem cultural, o município poderá também assegurar a continuidade legítima da Feira Livre, que já tem mais de 58 anos e desse modo manter a identidade do espaço, as raízes da cultura local, representando setores de densidade histórica e cultural e níveis de transformação e incorporação de produtos diversos.

O parecer da SMEC aponta ainda que além do aspecto histórico-cultural, também está sendo atendida toda a questão documental para que a Feira Livre seja registrada como patrimônio cultural imaterial do município e preenche todas as etapas do processo e que fica aberto eventuais manifestações da comunidade sobre o assunto.

A intenção da SMEC Secretaria de Educação e Cultura é a criação de um belo memorial da Feira. A SMEC ressalta ainda, que se você tem ou conheça alguém que tenha registros fotográficos, documentos ou qualquer outro tipo de lembrança, favor encaminhar para o e-mail secretaria.educaçaoecultura@alfenas.mg.gov.br.

TOMBAMENTO DA CAPELA DE SANTOS REIS

Em 2017, a Capela de Santos Reis, localizada no bairro de mesmo nome e construída por Antônio Júlio de Souza Dias, popularmente conhecido como Tonico Folia, foi oficialmente tombada como patrimônio cultural da cidade e passou por todos os procedimentos legais.

No dia 27 de dezembro de 1917, foi celebrada a primeira missa na capela. Para comemorar o centenário desta celebração, a Prefeitura Municipal de Alfenas, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, promoveu no mês de dezembro do ano passado, diversas atividades culturais, além do resgate da tradição de retirada e benção das bandeiras das Cias de Reis de Alfenas. Com mostras e exibição de registros audiovisuais de Companhias de Reis de Alfenas, que fizeram parte do longa-metragem documental intitulado “Lá no céu cantas os anjos, aqui na terra canta nóis”, sob a direção e produção de Rafael Marin.