Facebook Tiwitter Google + i

Prefeito participa da inauguração dos novos prédios da Unifal

por Ascom Última modificação em 12/03/2018 | 21h 11min |

A Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL inaugurou na manhã desta segunda-feira (12), dois novos prédios para o curso de Medicina, que oferecerá atendimento médico especializado para a população, o prédio de Base Técnicas Cirúrgicas (BTC) e o prédio da Clínica de Especialidades Médicas (CEM), no campus da universidade, bairro Santa Clara.

Segundo a Assessoria de Comunicação Social da Unifal foram investidos mais de R$ 12 milhões na construção dos novos prédios e cumprem uma das etapas da implantação do curso na Unifal-MG, iniciado em 2014. A nova clínica em Alfenas terá 60 consultórios disponibilizados para a população de Alfenas e região.

Em 2007, a Prefeitura de Alfenas doou à Universidade Federal – Unifal um terreno de 8 alqueires, aproximadamente 2000 metros quadrados, na época, o valor estimado era de R$ 560 mil. O terreno fica em frente ao bairro Santa Clara, que foi destinado à construção de mais um campus da universidade, onde funcionam os novos cursos aprovados para a instituição.

Participaram da solenidade de inauguração o prefeito Luiz Antonio da Silva, acompanhado da Secretária de Educação e Cultura Tani Rose e servidoras do PSF Pinheirinho.

Novos 60 consultórios médicos do Centro de Especialidades do Curso de Medicina da Unifal, disse o prefeito Luizinho e acrescentou ainda, lutamos muito no Conselho Superior para aprovação do curso e agora, a cidade recebe este grande presente, concluiu.

NOVOS PRÉDIOS

BASE DE TÉCNICAS CIRÚRGICAS

O prédio de Base de Técnicas Cirúrgicas foi construído de acordo com as diretrizes curriculares do MEC para o ensino médico, o qual contempla o treinamento simulado para o aprendizado dos estudantes.

Os cinco pavimentos do prédio foram edificados em uma área de 3.693 m², abrigando no primeiro andar, um auditório com capacidade para mais de 150 pessoas. Os laboratórios para práticas simuladas nas áreas de Suporte Básico e Avançado de Vida, Urgência e Emergência, Semiologia Médica, Clínica Médica e Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, foram estruturados no segundo, terceiro e quarto andares. A sala dos professores e a da Diretoria da Faculdade ficarão no quinto andar.

CENTRO GRATUITO DE ATENDIMENTO MÉDICO ESPECIALIZADO PARA A POPULAÇÃO

A Clínica de Especialidades Médicas foi construída em uma área de 3.890,40 m², na qual foram distribuídos em dois pavimentos: 60 consultórios de especialidades médicas, seis salas de discussão, salas administrativas e um auditório com capacidade para 250 pessoas. Este centro atuará no atendimento secundário na estrutura hierarquizada de saúde, a partir do atendimento na estrutura da rede básica e primária do sistema de saúde do município.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina, o professor Roberto Conde, o funcionamento envolverá a participação dos professores e alunos inseridos no atendimento dos PSF’s e ambulatórios de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), gerenciados pela Prefeitura Municipal de Alfenas, os quais deverão encaminhar os pacientes em necessidades secundárias, para que sejam orientados às consultas, diagnósticos e tratamentos ambulatoriais no CEM.