Facebook Tiwitter Google + i

Prefeitura divulga balanço de vacinação da febre amarela

por Ascom Última modificação em 23/02/2018 | 14h 37min |

A Secretaria Municipal de Saúde intensifica as ações de vacinação contra a febre amarela no município, e segundo informações recebidas da Vigilância Epidemiológica foram vacinadas mais de 55 mil pessoas em Alfenas, atingindo 74% da população. A intensificação da vacina contra a febre amarela no município iniciou em janeiro, priorizando a zona rural e foi dividida em duas etapas.

Área sem cobertura estratégica de Saúde da Família está sendo realizada vacinação de casa em casa, e esta ação foi integrada com as equipes de Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental. Na área com cobertura estratégica de Saúde da Família, a equipe da zona rural incluiu a vacina na rotina de atendimento da equipe nos pontos fixos, realizando também com uma equipe volante vacinação de casa em casa, e nas imediações dos pontos visitados.

A Vigilância Epidemiológica reforça ainda que durante as festividades do Carnaval foi feita vacinação em tendas na Praça Getúlio Vargas, e também foi possível consultar a situação vacinal das pessoas. Já no Ambulatório Aparecida e São Vicente o atendimento para vacinação foi estendido à população.

A Secretaria de Saúde informa que a população que ainda não vacinou deve procurar as salas de vacinas o mais rápido possível, pois é a melhor forma de prevenção. Alerta ainda que, basta uma dose para garantir a imunidade durante toda a vida, não sendo mais necessário uma revacinação, e pessoas com restrições de saúde devem procurar a sala de vacina para obter mais orientações.

É importante frisar que a vacina contra a febre amarela é ofertada durante o ano todo. Para os trabalhadores que ficarem impossibilitados de vacinar durante o dia, o horário de vacinação em duas unidades de saúde está ampliado. Devido a centralidade e a referência das salas de vacina o horário está expandido até às 19 horas, no Ambulatório Aparecida e Ambulatório São Vicente.

A unidade de saúde do bairro Aparecida e o Ambulatório São Vicente estão abertas para vacinação das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. A Secretaria de Saúde de Alfenas lembra que a vacina é gratuita e todos devem levar o cartão de vacina ou o cartão do SUS.