Facebook Tiwitter Google + i

Alfenas ganha feira de alimentos orgânicos da agricultura familiar

por Ascom Última modificação em 21/02/2018 | 11h 59min |

A Prefeitura Municipal de Alfenas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (SEDA) promove nesta quinta-feira 22, Praça Getúlio Vargas, em frente a Concha Acústica, a inauguração da nova feira da agricultura familiar de Alfenas, a partir das 8 horas.

Será disponibilizado no local barracas, onde o consumidor vai encontrar leguminosas, folhosas, frutas e mel, além de cereais e compotas de frutas, todos alimentos orgânicos garantidos pela certificação participativa supervisionada pela Orgânicos Sul de Minas, entidade que organiza a produção e comercialização de alimentos orgânicos no Sul de Minas. A expectativa é que a ação estimule a venda de produtos orgânicos, denominada Feira Agroecológica e Cultural de Alfenas (FACA).

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Dionízio José da Silva, com o certificado, o consumidor terá a certeza de estar adquirindo um produto de qualidade e livre de adubos químicos e agrotóxicos. Outra grande vantagem da feira é que o consumidor compra seus produtos diretamente do agricultor e com menor custo-benefício, afirma o secretário.

“Os alimentos são de ótima qualidade, fresquinhos, nutritivos e saudáveis, produzidos com dedicação e carinho pelos próprios feirantes e suas famílias, oferecendo ao consumidor uma excelente oportunidade para conhecer a história de vida dos agricultores e saber de onde vem e como é cultivado o seu alimento”, completa Dionizio Silva.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural informa que já a partir da inauguração da nova feira as barracas dos alimentos orgânicos da Agricultura Familiar estarão disponíveis nas feiras de domingo, na Praça Dr. Fausto Monteiro e seu entorno, e nas feiras do bairro Pinheirinho e Praça Rachid Saliba.

CONHEÇA A FEIRA

A FACA – Feira Agroecológica e Cultural de Alfenas é uma iniciativa de agricultores e agricultoras familiares de pequenas propriedades rurais com o apoio do Fórum de Combate ao uso de Agrotóxicos Soberania Alimentar e Agroecologia na Região de Alfenas, um projeto de extensão da UNIFAL (Universidade Federal de Alfenas) e da Prefeitura Municipal de Alfenas. O objetivo principal do fórum é sensibilizar e mobilizar a população local e regional sobre os riscos da utilização dos agrotóxicos para a saúde humana e para o meio ambiente.

A nova Feira Agroecológica e Cultural de Alfenas visa incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis e sustentáveis, apoiar a agricultura familiar, o pequeno produtor local e estimular a aproximação do campo com a cidade, ao buscar maior solidariedade e cooperação, entre quem planta e cultiva, e quem consome os alimentos.