Facebook Tiwitter Google + i

Prefeitura divulga programação do Mês da Consciência Negra

por Ascom Última modificação em 08/11/2017 | 16h 57min |

No dia 20 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi criada para homenagear e resgatar as raízes do povo afro-brasileiro.

Para celebrar o Mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, lançou nesta segunda-feira (06) uma programação repleta de palestras, oficinas e atividades culturais com foco nesta temática.

Ao final das atividades, será feito um balanço visando pensar em práticas, políticas e debates para os próximos anos. Para nortear estas reflexões, foram definidas três instâncias:

1. Existência: proposta de pensar o negro a partir de uma existência para além da ideia do escravizado, do empobrecido, do vulnerável.
  2. Consciência: permitir a compreensão do lugar e da condição em que o negro se encontra.
  3. Resistência: é aquilo que se produz a partir do momento em que se toma consciência.

Confira o calendário

17 E 18 NOVEMBRO: APRESENTAÇÃO DO TEATRO PALMARES

Local e horário: Teatro Municipal, às 20h30.

10 A 12 DE NOVEMBRO: ENCONTRO DE CAPOEIRA ANGOLA "O SEGREDO DE SÃO COSME SÓ QUEM SABE É DAMIÃO"

Locais e horários: Abertura na Associação Caritas no dia 10/11, às 19 horas; atividades no Náutico Clube nos dias 10 e 11/11, durante o dia todo.

20 DE NOVEMBRO: APRESENTAÇÃO DA PEÇA "A COR QUE TENHO", DE RODRIGO MIKELINO

Local e horário: Auditório Leão de Faria (UNIFAL), às 20 horas.

25 NOVEMBRO: EXIBIÇÃO DO FILME  "FILHOS DA TERRA"

Local e horário: Teatro Municipal, às 19h30 e às 20 horas.

26 DE NOVEMBRO: ENCONTRO FOLCLÓRICO E DO NÚCLEO DE CONSCIÊNCIA NEGRA

Local e horário: Praça Dr. Emí­lio Silveira, das 8 às 12 horas.

27 E 28 DE NOVEMBRO - ATIVIDADES, DEBATES E OFICINAS NA UNIFAL

Local e horário: UNIFAL sede, durante o dia todo.

A regulamentação do Dia da Consciência Negra

A data de comemoração foi estabelecida pelo projeto de lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, pois foi no dia 20 de novembro de 1695 que ocorreu a morte de Zumbi dos Palmares, grande líder da resistência negra e da luta pela liberdade no Brasil.

ASCOM/Prefeitura de Alfenas