Facebook Tiwitter Google + i

Alfenas pode se tornar referência nacional com Projeto Caminho das Orquídeas

por Ascom Última modificação em 04/10/2017 | 12h 0min |

No dia 18 de setembro, o engenheiro ambiental Ademar Vilhena ministrou a primeira aula de educação ambiental aos alunos do 6º ano da Escola Municipal Antônio Joaquim Vieira – Polivalente, dando início ao Projeto Caminho das Orquídeas.

Eles percorreram a Escola para observar e fazer o levantamento das espécies de árvores existentes, onde serão fixadas as primeiras orquídeas. Os alunos estavam acompanhados pelo Professor de Ciências João Gualberto e pela Presidente da Associação Círculo Orquidófilo dos Lagos (ACOL), Sra. Fátima Vieira.

A Escola Polivalente e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura serão pontos de entregas voluntárias de orquídeas. Quem tiver plantas e quiser doar pode levar nestes locais. As primeiras plantas serão fixadas nas árvores da Escola num primeiro momento. Posteriormente, serão também plantadas nas praças e ruas de Alfenas.

O que é o projeto “Caminho das Orquídeas”?

O projeto pretende fixar nas escolas, ruas e praças da cidade centenas de orquídeas. Inicialmente, houve um estudo de áreas onde as orquídeas serão fixadas. No próximo ano, será criado um mapa digital para indicar onde elas estão localizadas na cidade. Por meio do mapa, também será possível saber, no período de floração, onde elas irão florir, criando rotas para observação.

Atualmente, duas atividades vêm crescendo no país: a observação dos pássaros, bem como a produção e observação de orquídeas, haja vista as grandes exposições e a economia que o setor movimenta. Alfenas pode se tornar referência nacional com este projeto.

Sobre a Associação Círculo Orquidófilo dos Lagos (ACOL)

A Associação Círculo Orquidófilo dos Lagos (ACOL), foi fundada há 10 anos e tem como foco divulgar a propagação de orquídeas em nossa região, por meio da realização de exposições e ações de educação ambiental.

ASCOM/Prefeitura de Alfenas