Facebook Tiwitter Google + i

Prefeitura de Alfenas cadastra Folias de Reis da Cidade

por Ascom Última modificação em 11/08/2017 | 14h 28min |

A Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, está cadastrando os grupos de Folias de Reis do nosso município.

As inscrições podem ser feitas na Casa da Cultura (na antiga Praça da Estação) ou diretamente no site do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), clicando neste link: goo.gl/3cR5r7.

As prefeituras municipais que tiverem sua adesão a esta ação terão direito à pontuação no programa ICMS Patrimônio Cultural.

Três séculos de Folias de Minas

As folias possuem mais de três séculos de prática e forte representatividade na religiosidade e cultura mineiras. Em geral, são organizadas por um grupo de devotos, saindo na chamada “jornada” ou “giro”, que passa pelas casas da comunidade, cantando e festejando para o santo de devoção do grupo.

Estas manifestações culturais acontecem em todo o território mineiro e se revelam de diferentes formas e com várias nomeações. Chamadas também de “terno”, “charola” e “companhia”, os grupos se organizam para homenagear diversos santos, e não apenas os Reis Magos, como acontece nas Folias de Reis no dia 6 de janeiro.

ASCOM/Prefeitura de Alfenas

Fonte: IPHAN