Facebook Tiwitter Google + i

Prefeitura de Alfenas oferecerá atividades integradas à 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

por Ascom Última modificação em 08/08/2017 | 12h 7min |

Em comemoração ao Dia do Patrimônio, celebrado no dia 17 de agosto, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) realizará nesta data a 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

O tema desta edição é "Outros olhares sobre o Patrimônio Cultural" e o objetivo é despertar o olhar, o interesse e o engajamento da população para a preservação do patrimônio material e imaterial de Minas Gerais.

Neste ano, aproximadamente 640 municípios mineiros participam da Jornada, que integra as comemorações do Dia do Patrimônio, incluindo Alfenas. Mais de 1.200 atividades estão acontecendo em todos os territórios regionais ao longo do mês de agosto, envolvendo preservação e promoção do patrimônio cultural.

Confira a programação em Alfenas

Data e Hora

Título da Ação

Descrição da Atividade

Local / Endereço

17/08 - 13:00 às 17:30.

Seminário - Os diversos olhares sobre o Patrimônio Cultural.

Seminário sobre aspectos teóricos da memória, para reflexões em torno das políticas públicas voltadas para a valorização e preservação do patrimônio cultural.

Associação Comercial e Industrial de Alfenas - ACIA / R. José Dias Barroso, 53, Centro.

18 e 19/08 - das 08:00 às 17:00.

Feira de Artes, Ofícios e Sabores Regionais.

Feira de Artes, Ofícios e Sabores Regionais e vai contar com a diversidade dos artesãos locais e de toda a região, como rendas, artesanato indígena, barro, cerâmica, papel reciclado, cestaria, tear, comidas típicas, etc.

Praça Getúlio Vargas s/n / Praça Getúlio Vargas s/n.

Haverá apresentações culturais durante a realização das feiras, que já contam com mais de 50 artesãos inscritos.

Os seminários vão oferecer uma certificação de quatro horas, trazendo os seguintes palestrantes: a professora da UNIFAL-MG, Dra. Marta Rovai (Patrimônio Imaterial), o representante do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Ibiraci-MG, José Limonti Júnior (Patrimônio Material) e a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Soloni Viana (Patrimônio de Alfenas).

As inscrições estão abertas e devem ser feitas na Casa da Cultura (antiga Praça da Estação).

Em Alfenas, o evento é uma organização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, e do apoio da Universidade Federal de Alfenas, da Associação Comercial e Industrial de Alfenas, e do Conselho Municipal de Política Cultural.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3689-1389

Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

Criada em 2009, a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais se inspirou na experiência francesa das Journées du Patrimoine.

Partindo da premissa de que as ações de promoção e divulgação do patrimônio cultural são de fundamental importância para tornar mais efetiva a participação social e a gestão compartilhada das políticas de preservação do patrimônio cultural em nosso país, a iniciativa constituiu-se em uma experiência concreta e rica em possibilidades, capaz de reforçar a ideia de que as ações de proteção ao patrimônio cultural não são prerrogativas apenas dos órgãos públicos e que elas devem caminhar sempre na direção de um aprendizado coletivo, da valorização da diversidade cultural e de modo a contribuir para a criação de redes de circulação da produção cultural.

A realização da Jornada em Minas Gerais assumiu contornos próprios, com a participação de municípios e instituições culturais em torno de um mesmo objetivo, ou seja, de estimular e desenvolver atividades que sensibilizem a sociedade, favorecendo a transmissão dos valores culturais e promovendo sua inserção contemporânea em um projeto mais amplo de valorização da diversidade do patrimônio cultural mineiro.

As prefeituras municipais que tiverem sua adesão à Jornada homologada e que comprovarem a realização das ações conforme a Deliberação Normativa do CONEP terão direito à pontuação no programa ICMS Patrimônio Cultural.

ASCOM/Prefeitura de Alfenas

Fonte: IEPHA