Notícias

Compartilhe

Facebook Tiwitter Google + i


Novo aplicativo permite consulta dos locais de vacinação contra raiva

por Ascom Última modificação em 11/07/2017 | 15h 8min |

A Vigilância em Saúde, em parceria com a Vigilância Ambiental lançou, nesta segunda-feira (10/07), o aplicativo de mapas para consulta dos pontos de vacinação contra raiva. A iniciativa possibilitará a consulta do endereço, horário e dia de vacinação.

Desenvolvido em linguagem simples, a ferramenta permite baixar o cronograma de vacinação (zona urbana e rural), além de acompanhar as estatísticas de vacinação em Alfenas. O aplicativo funciona online e pode ser acessado pelo seguinte link: https://goo.gl/VnxP3A .

"Esta é mais uma ferramenta de auxílio das vigilâncias. A população ligada na internet já tem facilidade de uso daquilo que chamamos de wepmaps. Cada ponto de vacinação tem uma etiqueta e uma estimativa de área de atuação. Caso queira consultar seu próprio endereço, basta digitar a rua e o número da casa", explica Denis de Oliveira Rodrigues, coordenador da Vigilância em Saúde.

Vacinação contra Raiva

Até o momento (10/07), foram vacinados 2757 cães e 274 gatos. A meta definida pelo Ministério da Saúde é imunizar 9.875 cães e 1.069 gatos.

A Vigilância Ambiental informa que serão vacinados cães e gatos com idade superior a 3 meses com uma única dose. Sintomas como dores no local da aplicação da vacina, febre e comportamento mais quieto do animal são esperados após a aplicação.

Os cães e gatos que serão vacinados nos 37 pontos definidos na cidade deverão estar com coleira e guia, e os gatos em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas.

Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira e a contenção deve ser feita, prioritariamente, pelo dono ou responsável pelo animal.

ASCOM/Prefeitura de Alfenas