Alfenas recebe hoje a visita de Nilmário Miranda

08/05/2017

O Secretário-Geral de Direitos Humanos do Governo do Estado de Minas Gerais, Nilmário Miranda, está hoje em Alfenas para participar de uma série de atividades no município.

Nilmário chegou no final desta manhã e se reuniu com os secretários da atual gestão municipal, dirigentes do presídio e representantes locais dos direitos humanos. O objetivo foi reforçar parcerias e informar sobre as principais ações desenvolvidas pela Secretaria de Direitos Humanos do Estado.

Na ocasião, também foi abordado o trabalho realizado na cidade em prol da humanização das prisões e das penas, incluindo a criação de vagas de emprego para os presos na horta do presídio e na limpeza dos terrenos da cidade, como forma de combate à dengue, visando, dessa forma, a remissão da pena.

Segundo Nilmário, essas ações estão em sintonia com a garantia dos direitos humanos dos presos, que deve ser acompanhada da ressocialização.

Um enfoque especial foi dado aos Conselhos Estaduais, essenciais para a garantia da igualdade de direitos dos vários segmentos da sociedade, tais como: Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Mulher, da Juventude e do Idoso, da Promoção de Igualdade Racial, dentre outros.

Para o Secretário de Direitos Humanos, uma das características da democracia é acolher as lutas sociais, razão pela qual não se deve criminalizar o conflito e as dissidências políticas. “É preciso buscar a mediação pacífica”, ressaltou.

No final do encontro, Nilmário convidou todos a participarem do Fórum Regional do Governo de Minas Gerais, que acontecerá no dia 19 de maio, na EMEF Antônio Joaquim Vieira – Polivalente.

Confira a agenda da visita de Nilmário Miranda

11:30 – Chegada do Secretário de Estado a Alfenas e encontro com representantes das secretarias da atual gestão no gabinete da Prefeitura.

13: 00 – Almoço com representantes dos Direitos Humanos do município.

15: 00 – Entrevista na Rádio Pinheirinho.

16:00 – Reunião na Casa dos Conselhos. Lançamento do Comitê para a formação do Conselho LGBT de Alfenas.

17:00 – Audiência Pública na Câmara Municipal sobre as ocupações dos estudantes nas escolas do ensino médio de Alfenas.

20:00 – Conferência de Abertura na 9ª Semana Nacional de Museus, no Auditório Leão de Faria, em função da celebração dos 100 Anos do Museu da Memória e Patrimônio da Unifal.

ASCOM/Prefeitura de Alfenas